Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ricardo Coutinho e o bom trato da coisa pública

O alcaide de nossa cidade, Ricardo Coutinho, costumeiramente afirma (e seus seguidores repetem isso como um mantra) que um de seus principais diferenciais em relação a outros governantes públicos é o bom trato da coisa pública. Que costuma respeitar o dinheiro do contribuinte, dos impostos pagos por cada um destes e arrecadados pela máquina administrativa pública.
Porém, não é isso que vem aparecendo aos olhos deste blogueiro e de outros olhos mais atentos ao longo do mandato do atual alcaide. Vejamos dois exemplos típicos do período em que Ricardo Coutinho chegou ao mais alto posto do Executivo municipal.
Desde que ele chegou lá, uma chaga que já havia naquele espaço permaneceu por lá: o nepotismo. O maior problema para muitos é que isso se deu justamente no governo de Ricardo Coutinho, uma pessoa que grande parte da população votou acreditando que muitas práticas antigas e odiadas estariam enterradas, e o nepotismo era uma dessas. Pois bem, não foi isso que se viu. Não só membros da família do alcaide estavam com seus empregos garantidos na máquina da Prefeitura sem pra isso terem se submetido a nenhum concurso público, apenas na base do famoso QI (Quem Indica), como também integrantes da base governista no Executivo e Legislativo teriam também parentes empregados na Prefeitura, segundo denúncias publicadas pela imprensa local. Isso não me parece ser um bom exemplo de quem trata bem o dinheiro público.
Outro fato que merece destaque ocorreu em dezembro do ano passado. O Tribunal de Contas do Estado determinou que o alcaide deveria devolver mais de R$ 3 milhões de dinheiro desviado do FUNDEB por aquele que trata bem o dinheiro público para ajudar na construção da Estação Ciência, aquele elefante branco situado próximo ao Farol do Cabo Branco que destruiu 5 ha de Mata Atlântica para poder estar de pé e, na oportunidade, a ecovereadora Paula Frassinete não moveu um dedo nem um pedacinho da língua contra aquela agressão ao meio ambiente na 2ª cidade mais verde do planeta. Pra completar, o TCE/PB deu 60 dias para Ricardo Coutinho cumprir a determinação. Ricardo ou alguém de seu staff poderia dizer a mim ou a população pessoense se ela foi cumprida?
Antes que isso ocorra, eu respondo: NÃO!!! Esse é o político que trata bem o dinheiro público?
Deixo pra cada um o seu livre arbítrio!

0 comentários:

Postar um comentário