Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quinta-feira, 25 de março de 2010

O PSOL escolhe seu candidato

No último domingo, 21/03, o PSOL escolheu seu candidato a governador para a disputa eleitoral em 2010. Trata-se do professor universitário da UEPB Nélson Junior, que venceu as prévias internas contra o também professor, só que do IFPB, David Lobão, ex-candidato da Frente de Esquerda em 2006 a governador.
Recentemente, fiz neste blog um artigo defendendo o nome de David Lobão como o melhor nome do PSOL para ser o candidato majoritário para poder repetir - se possível - a Frente de Esquerda em 2010 na Paraíba entre os partidos que verdadeiramente representam os interesses da classe trabalhadora paraibana: PSOL, PSTU e PCB. Fui mal interpretado por alguns militantes do PSOL que, por e-mail, mandaram alguns recadinhos malcriados sobre meu artigo. Tudo sem sentido pois, mais do que defender David Lobão naquele artigo defendi, isto sim, a repetição da Frente de Esquerda por entender que ela é um instrumento FUNDAMENTAL e IMPRESCINDÍVEL para o avanço da consciência e das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do 2º Estado mais pobre da Federação.
Por isso, gostei da primeira declaração que li de Nélson Júnior dada ao portal Paraibaonline quando afirmou que "esse é o momento de abrirmos diálogo com os partidos da frente de esquerda - PSTU, PCB e PCR -, no sentido de formarmos uma chapa conjunta para as eleições de 2010", ressaltando também que este movimento deva se estender ao conjuntos das organizações dos movimentos sociais. Este é um passo importante para iniciarmos uma campanha que fale à classe trabalhadora deste Estado, que vive sendo enganada pelos poderosos há séculos.
Agora, é esperar que os dirigentes partidários tenham a sensibilidade política suficiente para que possamos repetir a experiência exitosa da Frente de Esquerda de 2006 e possamos colocar uma campanha socialista e anticapitalista nas ruas paraibanas, apresentando uma proposta alternativa, no campo dos trabalhadores.
Apesar de, provavelmente, PSTU e PSOL apresentarem candidaturas próprias a Presidente este ano, creio que no plano local o melhor para as suas legendas é a aliança pois como disse no artigo passado, juntos os dois são pequenos; separados, são minúsculos. Creio que assim devem raciocinar suas lideranças, sempre olhando para a classe trabalhadora paraibana.

0 comentários:

Postar um comentário