Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

terça-feira, 23 de março de 2010

O fiel da balança

Há várias maneiras de se ler uma pesquisa eleitoral. Uma delas é dos vencedores da pesquisa que, se não tiverem o devido cuidado, podem superestimar o resultado e assim, de vencedores momentâneos, tornarem-se derrotados históricos; outra delas é a dos vencidos de momento que costumam desdenhar das pesquisas quando se encontram neste patamar.
Há uma suspeita que corre em todas as cabeças da manipulação das pesquisas, de que elas não representariam a realidade das vontades dos eleitores e eleitoras, mas sim as vontades dos dirigentes partidários que gostariam de transmitir a sua realidade aos eleitores e não a realidade concreta das ruas e urnas.
Porém, as pesquisas existem e aqui estamos para analisar os resultados de algumas delas que assolam já a atual campanha eleitoral em nosso estado. Pelo menos de novembro para cá, já tivemos três que merecem uma análise apurada.
A primeira delas foi do Instituto Opinião, publicizada em novembro do ano passado. Nela se via os seguintes resultados:

Ricardo Coutinho (PSB) - 35,4%
José Maranhão (PMDB) - 34,6%
Cícero Lucena (PSDB) - 12,4%
David Lobão (PSOL) - 0,7%
Nulos/Brancos - 6,2%
Indecisos - 10,7%
Esta pesquisa mostrava um empate técnico entre o prefeito da capital e o governador do Estado, demonstrando um grande equilíbrio entre os dois candidatos mais cotados a assumir a cadeira mais importante da Paraíba nos próximos quatro anos. Porém, o que chamava a atenção era o percentual do senador tucano Cícero Lucena, que já naquela ocasião se colocava como um "elemento surpresa" na disputa, para usar um termo futebolístico. Naquele momento, o senador tucano detinha pouco mais de 330 mil votos (segundo o TSE, a Paraíba tinha 2.664.527 eleitores em novembro/09). Também naquele momento Cícero já sofria uma pressão muito grande para deixar sua intenção de ser candidato ao governo do Estado para que o PSDB (partido que ele preside na Paraíba) apoiasse o prefeito Ricardo Coutinho. Tal pressão partia do ex-governador cassado, Cássio Cunha Lima, do mesmo partido, e de seu grupo, que atua dentro e fora do PSDB. No entanto, Cícero mantinha - e mantém até hoje, por enquanto - sua intenção firme de ser candidato.
A segunda pesquisa divulgada foi realizada pelo Instituto Consult entre os dias 25 a 28/02 deste ano a apontou os seguintes números:
José Maranhão (PMDB) - 40,1%
Ricardo Coutinho (PSB) - 32,6%
Cícero Lucena (PSDB) 8,7%
Não sabe - 12,05%
Nenhum - 6,5%
Como podemos perceber, nesta pesquisa já não aparece mais o nome do professor David Lobão (PSOL) entre os prováveis candidatos, ficando esta restrita aos considerados "principais" candidatos pela mídia. Já começa aí a manipulação das pesquisas eleitorais sobre as cabeças dos eleitores e eleitoras, querendo com isso criar a realidade dela (a mídia) e não o que está realmente ocorrendo no plano real. É a matrix funcionando a todo vapor sobre nossas cabeças, cabe a cada um poder discernir ou não.
Os resultados da pesquisa Consult mostram duas coisas diferentes em relação à do Instituto Opinião, feita em novembro: 1) Maranhão passou a dianteira em relação a Ricardo Coutinho, muito embora este tenha um bom patamar percentual para uma pré-campanha. Qualquer candidato adoraria ter um percentual em torno de 30% antes de iniciar uma campanha eleitoral, ainda mais sabendo que esta será um campanha extremamente dura. Porém, já não existe mais empate técnico entre os dois, como apontou o Instituto Opinião em novembro/09; 2) A outra diferença é a queda de 4 pontos percentuais de Cícero Lucena em apenas três meses. Segundo dados do TSE, o número de eleitores da Paraíba em fevereiro/10 aumentou um pouco em relação a novembro/09: era de 2.675.103 aptos a votar. Isso indicava que o resultado da pesquisa Consult dava a Cícero 232.734 votos, ou seja, uma perda de 97667 votos em um trimestre. É muita coisa para quem pretende chegar no Palácio da Redenção em 03 de outubro próximo.
Deve-se lembrar que tal queda ocorreu após o anúncio público de Cássio declarando apoio à candidatura de Ricardo Coutinho e que iria fazer todo o esforço para que o PSDB marchasse ao lado de tal candidatura. mesmo Cícero reafirmando sua intenção em manter a candidatura para garantira um palanque eleitora para o candidato a Presidência do PSDB este ano, o governador de São Paulo, José Serra, isso não foi suficiente para que o senador tucano segurasse o mesmo percentual da primeira pesquisa eleitoral.
As pressões continuaram, tanto no plano estadual quanto no plano nacional para que Cícero abortasse esta candidatura. Eis que diante de todo esse "fogo amigo" surge uma terceira pesquisa, divulgada na semana passada, mas realizada entre os dias 05 a 07 de março, pelo Instituto Vox Populi. Vejamos os número desta terceira pesquisa:
José Maranhão (PMDB) - 44%
Ricardo Coutinho (PSB) - 32%
Cícero Lucena (PSDB) - 8%
Nulos/Brancos - 7%
Não sabe/Não respondeu - 9%
Nota-se uma semelhança entre o Vox Populi e o Consult. Primeiro, Maranhão se mantém na ponta, só que na pesquisa Vox Populi ele aumentou a diferença em relação a Ricardo Coutinho, que estacionou nos 32%, assim como Cícero também estacionou nos 8%. Ou seja, pouca coisa mudou em 2010. A próxima pesquisa pode trazer novidades, por exemplo, será que Maranhão manterá esses índices com essa greve dos professores estaduais desgastando a imagem de seu governo? E Cícero, será que vai manter sua candidatura? Como se comportará Ricardo Coutinho após renunciar à Prefeitura, em termos de índices percentuais? Cenas do próximo capítulo.
O que até agora podemos perceber claramente são duas coisas. Uma é o alto número de indecisos que aparecem em todas as três pesquisas realizadas, algo extremamente normal, em se tratando deste tipo de pesquisa. O guia eleitoral, a própria campanha que começará em agosto quando esquentar, os debates televisivos, e o próprio dia da eleição, vão ajudar a diminuir esses índices de indecisos. A outra característica que as pesquisas apontam é que o senador tucano é o fiel da balança desse processo eleitoral na Paraíba. Para onde ele e seu grupo político pender, a eleição estará praticamente resolvida. Os candidatos Zé Maranhão e Ricardo Coutinho sabem muito bem disso e tentam, cada um à sua maneira, atrair Cícero para sua teia. Vamos ver quem vai ser mais ousado e sedutor nesse jogo.

0 comentários:

Postar um comentário