Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A cassação de Marcus Odilon

A cidade de Santa Rita foi surpreendida, há alguns dias atrás, com a notícia da cassação do prefeito Marcus Odilon (PMDB) e de seu vice, Gilvandro Inácio, de seus respectivos cargos, numa decisão da juíza da 2ª Zona Eleitoral deste município, Angela Coelho Salles, por conta deste ter ferido a legislção eleitoral em 2008, ano em que conquistou a reeleição naquele município - diga-se de passagem, a duras penas - ou, como diria o matuto, numa "peinha de nada", contra uma desconhecida que surgiu de última hora pois o candidato da oposição, Reginaldo Pereira (PTB) havia sido cassado pelo TRE por ter cometido irregularidades quando fora presidente da Câmara Municipal de Santa Rita.
É a segunda vez que a juíza Angela Coelho Salles toma esta mesma decisão contra o prefeito Marcus Odilon. Porém, a primeira vez, fora no final de seu primeiro mandato, em dezembro de 2008, quando ele já havia sido reeleito e na prática não tinha muita utilidade prática. Agora, tal decisão, além de robusta juridicamente, tem um significado político bem diferente. Estamos em ano político, onde o prefeito Marcus Odilon deseja a todo custo eleger seu filho a um novo mandato. Comenta-se em Santa Rita que Quinto - o herdeiro político de Marcus Odilon - estaria sonhando com uma vaga na Câmara dos Deputados; alguns acham que ele deveria tentar mais uma vez reeleger-se deputado estadual para só então em 2014 sonhar mais alto. De todo modo, os planos de Quinto e de seu pai ficaram um pouco mais difíceis após a decisão da juíza da 2ª Zona Eleitoral. Isto sem falar nos planos de Marcus Odilon de tentar em 2012 se eleger prefeito de Bayeux, projeto assumido publicamente pelos mais próximos ao líder maior do clã dos Ribeiro Coutinho.
Por hora, a preocupação maior de Marcus, Quinto e toda sua rede de aliados é tentar manter o atual prefeito e seu vice no cargo. Tarefa não muito fácil, haja visto o que temos acompanhado em vários municípios paraibanos recentemente, onde prefeitos e prefeitas que sofreram o mesmo tipo de decisão que Marcus não completaram o mandato.
De resto, é saudar a decisão da juíza da 2ª Zona Eleitoral Angela Coelho Salles que recebeu a denúncia, investigou e chegou a uma conclusão baseada em tudo que viu, ouviu e leu. Assim, é possível ainda acreditarmos que a Justiça também pode atingir os ricos e poderosos.
Esperamos agora que o povo de Santa Rita aprenda a escolher melhor seus governantes e não caia novamente nos mesmos erros.
PS: Tudo que foi escrito aqui em relação a Marcus Odilon vale também para o prefeito cassado de Lucena, Bolão, cassado pela mesma juíza, Angela Coelho Salles.

0 comentários:

Postar um comentário