Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 30 de maio de 2010

O PT de pires na mão!


O PT paraibano vive há muitos anos uma situação lastimável. Principalmente quando se olha pro seu passado histórico. Este partido nasceu nos anos 80 do século passado não apenas para defender os interesses da classe trabalhadora paraibana e brasileira, mas também para combater o poder político e econômico das oligarquias de nosso Estado, que há séculos se revezam no poder, tratando o povo pobre, trabalhador e honesto como massa de manobra e de forma opressiva.

Porém, o que temos assistido a partir da última década do século XX, é uma guinada vertiginosa e progressiva do PT/PB em direção a estas oligarquias que antes eram combatidas. Tudo em nome de uma política ampla de alianças que precisa ser construída para se conseguir alcançar melhores e maiores conquistas para a classe. Assim, os antigos inimigos passam a ser adversários de ocasião que podem, dependendo das circunstâncias, tornarem-se aliados.

Este processo de degeneração do PT local acompanhou par e passo o processo degenerativo do PT nacional, que no mesmo período abandonava paulatinamente os postulados da classe trabalhadora, trocando-os por algo mais "moderno", tentando com isso tornar-se mais agradável à classe média e, principalmente, ao grande empresariado nacional e internacional. Tudo feito de forma sincronizada e combinada, nada desigual.

No atual processo eleitoral que estamos começando a viver, o PT paraibano extrapolou tudo aquilo que já vivenciou e demonstrou ao eleitorado de nossa terrinha. Já tinha se colocado há muito tempo como apêndice das oligarquias paraibanas, agora se comporta tal qual um mendigo com um pires na mão implorando, mendigando a vaga de vice-governador na chapa do PMDB. E o pior é que o governador Zé Maranhão parece não dar ouvidos a estes apelos lacrimejantes da direção estadual do PT, pois já cogitou - e continua cogitando - construir uma chapa puro sangue, já sondou gente até da oposição de direita (através da vereadora campinense do PP, Daniela Ribeiro).

Tudo isso depois da própria direção estadual do PT fritar o atual vice-governador Luciano Cartaxo - que é do PT! - e este desistir de manter-se na vaga na próxima eleição e abdicar deste posto para construir sua candidatura à Assembleia Legislativa em outubro próximo. Ou seja, o PT tem um vice-governador, poderia mantê-lo, preferiu perder a chance de tê-lo por mais 4 anos, e agora está de pires na mão, implorando pelos 4 cantos ao atual dono da cadeira mais cobiçada do Estado por uma vaga que era sua.

Alguém acredita que este choro do PT vai dar algum resultado positivo? Joguem suas fichas, por favor. Se quiserem um palpite, aí vai um. Acredito que Maranhão vai acabar cedendo, não pela choradeira do PT, mas por dois fatores: pela amizade que tem com Lula - e vai chegar o momento que Lula vai interceder, não tenho dúvidas disso -; e por causa da questão nacional da aliança construída para a disputa pela Presidência. Isso sim pode determinar as coisas pró-PT paraibano, e não o seu chororô.

0 comentários:

Postar um comentário