Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O nascimento de um craque

02 de maio de 2010. Gravem bem esta data. Quem viu, viu; quem não viu, perdeu uma grande oportunidade de assistir ao nascimento de um Craque com C maiúsculo.
Final do Paulistão 2010 entre Santos e Santo André, o Santos com 8 jogadores em campo e perdendo por 3 a 2 para um Santo André com 9 em campo e apertando o alvinegro praiano, buscando o gol que lhe daria o título inédito.
Nesse momento, nasceu o mais novo Craque do futebol brasileiro. Na verdade, ele já despontava há muito tempo, mas ontem ele brilhou intensamente e se revelou em toda sua plenitude, com apenas 20 anos, mas com um futebol de quem já tem muito tempo de estrada.
Seu nome: Paulo Henrique, mas podem chamar de Paulo Henrique Ganso, o novo camisa 10 do Santos. Antes mesmo de entrar em campo, ele já deu uma aula de Craque. Ofereceu a 10 a Giovanni, ídolo recente do Santos que encerraria a carreira ontem e ele, PH Ganso, foi a campo com a 17. E quando o Santos mais precisou de tranquilidade e de alguém para segurar a avidez do Santo André pelo gol que lhe daria o título, surgiu Paulo Henrique Ganso para fazer isso.
Fez isso não com a brutalidade de um Roberto Brum que entrou apenas para dar uma entrada por trás e ser expulso com menos de cinco minutos em campo. Fez isso com a suavidade de um chapéu em cima de jogadores do Santo André na lateral do campo quando estava cercado por estes prendendo a bola para deixar o tempo passar e com isso ajudando o seu Santos a conquistar mais um título paulista, o 18º.
Mas o mais espetacular ainda estava por vir do mais novo gênio criativo do futebol brasileiro e, me arrisco a dizer, do futebol mundial. Em uma bola parada, PH Ganso meteu quase que do meio de campo direto para o gol percebendo o goleiro adversário adiantado, coisa que ninguém no estádio havia se apercebido disso, mas ele com sua incrível visão de jogo, já havia visto muito antes de todo mundo. E o bom goleiro Júlio César quase toma um gol histórico no Pacaembu.
Mas a assinatura do Craque veio no final do jogo, após a expulsão de Roberto Brum. Num lampejo de loucura, o técnico Dorival Júnior ousou querer substituir Paulo Henrique Ganso por um becão para segurar o jogo. Logo ele, que estava garantindo a fúria do Santo André. Foi aí que todo o Pacaembu e todo o Brasil viu um garoto transformar-se em homem. Olhando fixamente para o banco e para seu treinador, ele agitou os braços e disse em alto e bom som: "Eu não vou sair! Vou ficar aqui!" E ficou, para alegria dos santistas e dos amantes do bom futebol. Mais uma vez, Paulo Henrique Ganso salvou a tarde do bom futebol.
Paulo Henrique Ganso mostrou ontem que é um Craque com C maiúsculo e que merece ser convocado para a Copa no próximo dia 11 de maio por Dunga. Aliás, é o único do time do Santos que merece essa oportunidade, na minha opinião.

0 comentários:

Postar um comentário