Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Luciene Gomes, prefeita de Bayeux, e seu vice, major Clecitoni, são CASSADOS pela Justiça Eleitoral!!!




Nesta segunda-feira, 15 de agosto do corrente ano, a cidade de Bayeux, situada na Região Metropolitana de João Pessoa, sofreu mais um grave abalo na sua vida política, já bastante atribulada nos últimos anos. 

Segundo decisão da Justiça Eleitoral, tomada pelo juiz eleitoral Antonio Rudimacy, a prefeita Luciene Gomes (PDT) e seu vice, major Clecitoni (MDB), tiveram seus mandatos CASSADOS. De acordo com a decisão judicial, isto se deveu por conta de "abuso de poder econômico nas eleições de 2020". Ainda segundo a decisão, ambos estão inelegíveis por 8 anos e deverão pagar uma multa de R$ 10 mil.

Esmiuçando a cassação à prefeita Luciene Gomes e seu vice, esta se deveu porque ambos "se beneficiaram com a distribuição de cestas básicas e nomeação de servidores públicos em período vedado pela legislação eleitoral. O que, segundo o juiz, se configura em ilícito eleitoral e abuso de poder político" (https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2022/08/15/prefeita-e-vice-prefeito-de-bayeux-na-paraiba-sao-cassados-por-juiz-eleitoral.ghtml). Para esclarecer ainda mais acerca disso, o juiz Antonio Rudimacy lembra que, segundo a legislação eleitoral, "a nomeação de servidores nos três meses que antecedem o pleito desequilibrou as eleições e aniquilou a livre vontade do eleitor, favorecendo exclusivamente a candidata que praticou o ato" (idem).

Além disso, o juiz destacou que "foram nomeados mais de trezentos funcionários no período vedado (grifo nosso), justificando as nomeações no estado de calamidade pública e necessidade devido à pandemia, mas as nomeações não foram exclusivamente para atender as necessidades inadiáveis da saúde, mas com fim eleitoral"  (ibidem). Tanto isso é verdade que os próprios assessores da prefeita (leia-se "babões") admitem, nos grupos de zap de Bayeux que, passada a eleição de 2020, estes funcionários foram demitidos pela prefeita reeleita Luciene Gomes (PDT), revelando assim a desnecessidade dessas nomeações durante a pandemia. 

Ainda segundo o juiz eleitoral Antonio Rudimacy, "há provas robustas do abuso do poder político e práticas de condutas vedadas no ´período eleitoral" praticadas por Luciene Gomes e seu vice, major Clecitoni, durante as eleições 2020, quando foram eleitos. Daí, a CASSAÇÃO de ambos, apesar dos lamentos e reclamações dos seus assessores (leia-se "babões", repetimos) e advogados de defesa, que já recorreram da decisão.

Sobre isso, duas coisas são certas: 1) as provas apresentadas pela Justiça Eleitoral para pedir a CASSAÇÃO de Luciene Gomes (PDT) e de seu vice, major Clecitoni (MDB), dos cargos de prefeita e vice-prefeito de Bayeux, na Grande João Pessoa, são robustas, como o próprio magistrado chega a afirmar; e 2) a cidade de Bayeux - e seu povo trabalhador - continua sofrendo com uma classe política deplorável, para dizer o mínimo, com suas práticas igualmente deploráveis.

No mais, cenas dos próximos capítulos.............


1 comentários:

  1. A ver, se o TSE adotará o mesmo entendimento com Bolsonaro, que a menos de 3 meses da eleição de 2022 resolveu turbinar o Bolsa Família para $600,00 (com a chamada PEC Kamikaze) sendo que durante 3,5 anos cuspiu na cara do povo trabalhador.

    ResponderExcluir