Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O espólio de Cícero Lucena

Toda a Paraíba acompanhou a renúncia do senador tucano Cícero Lucena de sua candidatura ao governo do Estado da Paraíba, feita em pronunciamento do alto da tribuna do Senado Federal, em Brasília. Um discurso recheado de mágoas e ressentimentos. De imediato, começaram a surgir rumores de para onde iriam os votos do ex-governador e ex-prefeito da capital, atual presidente estadual do PSDB. Todos os analistas políticos da terrinha - pelos menos a maioria - tinham como certa que os aliados de Cícero iriam rumar para a candidatura do atual governador Zé Maranhão (PMDB). Nada mais certo do que dois mais dois são quatro. Afinal, Cícero pode até não anunciar sua disposição em apoiar o peemedebista, mas com certeza deverá liberar seus aliados para tal. E seus motivos serão os mesmos de Cássio quando este decide apoiar Ricardo Coutinho. Derrotar seu principal adversário na política local e, ao mesmo tempo, preparar o terreno para as próximas eleições.
Todos os sites de notícias e jornais paraibanos estamparam em suas capas a visita feita por três vereadores da capital - Hervázio Bezerra, Marcus Vinícius e Luís Flávio - e mais o deputado estadual, Fabiano Lucena (todos do PSDB), acompanhado dos irmãos de Cícero, Pedro e Paulo Lucena, ao governador Zè Maranhão para anunciar o apoio destes à sua reeleição. É o início da operação do bloco cicerista no PSDB para responder ao esquema montado pelo ex-governador Cássio de apoio ao ex-prefeito Ricardo Coutinho. Só em junho, na convenção do PSDB, veremos como isso vai acabar.
O mais interessante de tudo isso é que, para variar, isso ocorre ao largo da classe trabalhadora, que fica apenas observando tudo isso. Por que afinal de contas, para esses senhores da política dominante, os trabalhadores e trabalhadoras são apenas "massa de manobra", "curral eleitoral", para se pedir o voto na hora da campanha e só após 4 anos voltar no seu local de moradia e fazer mais promessas mentirosas e mais propagandas enganosas.

0 comentários:

Postar um comentário