Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Luciano Agra e a municipalização da CAGEPA

Quem acompanha o mundo politico paraibano sabe perfeitamente a fidelidade integral que o prefeito da cidade de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), tem ao governador do Estado,  Ricardo Coutinho, do mesmo partido. Não à toa, quando candidato à reeleição a prefeito da capital paraibana, ele tenha sido escolhido a dedo por Ricardo para ser seu vice. Agora, com Ricardo sendo o chefe do Executivo Estadual, Agra tem funcionado em alguns momentos como       a voz de Ricardo Coutinho, especialmente quando este não pode falar certas coisas por conta das peculiaridades do cargo que atualmente ocupa. 
Como, por exemplo, a defesa da municipalização da CAGEPA. Nesta quarta-feira de cinzas, 09 de março de 2011, vários portais deram destaque à entrevista do prefeito pessoense à TV Arapuan e sua defesa da municipalização da empresa estatal de água e saneamento. 
Esta não é uma tese nova. Vem sendo debatida pelo menos desde o governo Cássio. E também é desse período que vem se acentuando o processo de desmonte e sucateamento da CAGEPA. Com o claro objetivo de fazer com que a empresa não consiga atender às necessidades do povo paraibano - especialmente as camadas mais pobres - e assim, aos poucos, ir conquistando a adesão dessas mesmas camadas à ideia da municipalização da empresa e, depois, da privatização da CAGEPA.
Falamos da privatização porque ela é o destino final da municipalização. Pois uma vez esta iniciada, como ficarão as cidades menores de nosso Estado? Por que estas serão as mais prejudicadas com a municipalização pois a tendência é elas ficarem sem o precioso líquido por não terem como pagar por ele. Para poderem ter acesso à água, a única saída passará pela privatização do serviço. Isso não é terrorismo, como podem afirmar alguns. É a dura realidade que poderá passar a existir em vários municípios paraibanos, caso a proposta de municipalização da CAGEPA comece a vingar em nosso Estado.
Luciano Agra, ao defender essa proposta, cumpre o papel de "cão fiel" de Ricardo Coutinho, que pode a partir de agora ver até que ponto essa ideia repercute no meio político e social. Além do mais, o governo  "socialista" de Ricardo Coutinho continua reproduzindo as práticas dos governos de Cássio e Maranhão III quando, de forma sistemática, calculista e oportunista, mantém o sucateamento da CAGEPA com o objetivo de fazer com que a população comece a ficar favorável à privatização da empresa.
Essa tática não é nova. FHC a utilizou para que uma parcela do povo brasileiro ficasse favorável à privatização do sistema Telebrás, assim como Lula fez na sua tentativa em relação aos Correios no encaminhamento da proposta - que já está no Congresso através de MP de criar o Correios S/A -. Cássio, Maranhão e agora Ricardo usam do mesmo artifício para ludibriar a opinião pública e, assim, favorecer grupos empresariais, não se sabe quais.
O que devemos fazer, neste momento, é defendermos a CAGEPA pois ela é um PATRIMÔNIO PÚBLICO e deve ser revertida para servir ao PÚBLICO.

NÃO À MUNICIPALIZAÇÃO DA CAGEPA!!!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA CAGEPA!!!   

POR UMA CAGEPA PÚBLICA, ESTATAL E A SERVIÇO DOS TRABALHADORES!!!

QUE A CAGEPA SEJA CONTROLADA POR UMA COMISSÃO PARITÁRIA DE TRABALHADORES E USUÁRIOS!!!

1 comentários:

  1. Qualquer ameaça de privatização de empresas de água e esgoto me parece uma infeliz e total falta de visão política, algo tão essencial não pode estar na mão e nem ao alcance do interesse, da cobiça e ambição de quem quer que seja que possa lucrar com isso, não que de imediato eu veja isso na proposta de Agra.

    Na verdade era pra se estar não apenas contra qualquer possibilidade de privatização da Cagepa, como em defesa da reestatização da Energisa.

    ResponderExcluir