Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 29 de maio de 2011

Um Estado chamado CAOS!!!

Vivemos num Estado com pouco mais de 3 milhões de habitantes e um dos mais pobres do país. Desde a época colonial, quando ainda era capitania, chama-se Paraíba, mas hoje bem que poderia se chamar CAOS. Porque é isso que estamos vivenciando em nosso Estado desde que Ricardo Coutinho assumiu o comando do governo em 1º de janeiro próximo passado. 
Desde então, a promessa de campanha de fazer o Estado avançar 40 anos em 4, como um JK tabajara, até agora nem no papel surgiu, quando mais sair deste. Greves de várias categorias tem paralisado setores importantes da máquina estatal, ao mesmo tempo em que as mazelas de alguns desses setores têm sido expostos como até então não haviam sido percebidos pela sociedade paraibana, como educação e saúde.
Neste momento em que escrevo, os professores da rede estadual estão em greve já há um mês e até o momento o governo "socialista" de Ricardo Coutinho não negocia com a categoria e ainda por cima cortou os salários desta, mesmo sem a justiça ter declarado a greve ilegal. Um total absurdo, típico de um governo de direita e não de um governante que veio dos movimentos sociais, que já foi inclusive da Executiva Estadual da CUT. Deste tipo de governador, esperava-se qualquer postura, menos uma deste tipo. Nem governadores de direita que já passaram pelo Palácio da Redenção fizeram o que Ricardo Coutinho acaba de fazer com a categoria em greve.
Ainda neste domingo, 29/05, os médicos do Hospital de Trauma FECHARAM a unidade de saúde, mobilizados contra a intransigência do governo em não atender suas reivindicações, dentre elas o pagamento do valor dos plantões como era pago até janeiro deste ano que era de R$ 1.200 e foi bruscamente reduzido para R$ 640 sem discussão com a categoria. Evidentemente, quem sai prejudicado com este ato são os trabalhadores/as que são atendidos no Trauma, mas é preciso entender que os médicos estão em luta para garantir seus direitos retirados de maneira prepotente pelo "socialista" Ricardo Coutinho. A responsabilidade por alguma morte que venha a ocorrer na noite de hoje por conta de falta de atendimento nesta unidade de saúde é do senhor governador Ricardo Vieira Coutinho.
Esta é a situação de um Estado governado por alguém que, formado nas lutas da classe trabalhadora, mudou de lado e decidiu abraçar o projeto político das oligarquias paraibanas que oprimem o povo paraibano pobre e trabalhador há séculos. Primeiro, com a oligarquia aliada do PMDB e depois, com a banda oligárquica do PSDB/DEM, e assim a consequência natural é trair os trabalhadores/as. É o que Ricardo está fazendo no seu início de governo e vai continuar fazendo até o final dele. É só o início dessa novela que não trará nenhum final feliz para nossa classe. 
A única saida para nossa classe é juntar os setores combativos desta no sentido de oferecer a esta uma alternativa classista para a crise que já estamos vivendo em nosso Estado e que a tendência é se agravar, pois Ricardo tende cada vez mais a girar ainda mais à direita, por conta dos compromissos assumidos com o PSDB e o DEM. Por outro lado, a opção burguesa apresentada pelo PMDB não traz nenhuma melhoria para os/as trabalhadores, pois este já governou o Estado durante anos e nenhuma mudança trouxe para a vida de nossa classe. Infelizmente, o PT e PCdo B apóiam este partido em seu projeto para a Paraíba e também não merecem a confiança da classe. Por isso, a esquerda socialista precisa apresentar sua proposta alternativa para a classe trabalhadora neste momento.

  • TODO APOIO À GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS!!!
  • PELA DEVOLUÇÃO IMEDIATA DOS SALÁRIOS CORTADOS INDEVIDAMENTE DOS PROFESSORES ESTADUAIS!!!
  • TODO APOIO À LUTA DOS MÉDICOS ESTADUAIS NAS SUAS REIVINDICAÇÕES!!!

  

0 comentários:

Postar um comentário