Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Truman e Bin Laden: duas faces da mesma moeda











Harry Truman foi o presidente dos EUA no final da Segunda Guerra Mundial. Foi ele quem autorizou o bombardeio das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ambas feitas com o uso da bomba atômica, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Este recurso inaugurou a era atômica no planeta que assombra todos os povos até hoje. Recentemente, vivemos mais um capítulo deste pesadelo nuclear com o efeito do tsunami japonês que destruiu as instalações da usina nuclear de Fukushima, aumentando ainda mais a tragédia provocada por este sinistro natural na terra do sol nascente. Mas, voltando ao assunto que iniciamos neste artigo, foi Truman o principal responsável pela maior tragédia do final da 2ª Grande Guerra. Um ato totalmente desnecessário,admitido até pelos seus pares, como por exemplo o general Dwight Eisenhower, " ... os japoneses estavam prontos para se renderem e não era necessário atacá-los com aquela coisa terrível". Eisenhower seria mais tarde presidente dos EUA.
Osama Bin Laden surgiu para a História no episódio da invasão soviética ao Afeganistão nos anos 80 do século passado e este estava nas forças de resistência à ocupação. Forças essas que eram treinadas e recebiam apoio técnico-militar do governo norte-americano na ocasião. Após a derrota soviética (comparável à derrota americana sofrida no Vietnã), Bin Laden afasta-se dos EUA ao ponto de odiar o governo deste país e passar a desenvolver planos de ataques terroristas através da organização criada por ele, a Al Qaeda. O marco desses ataques ocorre em 11 de setembro de 2001, quando membros da organização sequestram aviões dentro dos EUA e, de posse destes, fazem ataques às torres gêmeas do World Trade Center e ao Pentágono, centro militar norte-americano.
Segundo toda a mídia burguesa mundial, a destruição das duas torres gêmeas do World Trade Center, sem exceção, em Manhattan, foi o maior ataque terrorista da história. Segundo as estimativas, morreram neste ataque, cerca de 3 mil pessoas, entre civis e militares que estavam tentando regatar as pessoas. Aqui, queremos registrar que não concordamos, em nenhuma hipótese, com atos terroristas pois o terrorismo, em linhas gerais busca com atos individuais, sem o apoio das massas, resolver o problema dessas mesmas massas. Às vezes, até a causa defendida pelos terroristas é justa, mas como eles estão separados das massas, suas atitudes não são justificadas, exatamente por isso: estão separados das massas trabalhadoras, não dialogam com elas. Isso é um erro tremendo!
Como já afirmamos, o saldo do ataque de Bin Laden ao World Trade Center, em 2001, foi de 3 mil mortos. O saldo das bombas atômicas norte-americanas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, foi de 140 e 80 mil, respectivamente.
Feitas essas considerações, fica a pergunta: quem é o terrorista? ou, melhor perguntando, quem é o maior terrorista?

0 comentários:

Postar um comentário