Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 7 de maio de 2011

Cinismo tem limites. Menos para a direção do PT!


A foto acima deveria ilustrar um momento alegre da política nacional, onde um político recebe o carinho da militãncia e dos/as trabalhadores/as por conta da sua luta em defesa dos direitos destes. Mas não é disso que esta foto "fala" mas sim de uma festa organizada pelo PT para celebrar a volta aos seus quadros de um dos principais personagens do caso do mensalão.
No último dia 29 de abril deste ano, o Diretório Nacional do PT aprovou, por 60 votos a favor e 15 contra, a volta de Delúbio Soares aos quadros do partido. Delúbio havia sido expulso pelo mesmo PT em 2005 por causa de seu envolvimento no caso do mensalão do PT, esquema denunciado no início daquele ano pelo deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jeferson, a partir da prática de corrupção no interior da Empresa de Correios e Telégrafos. O mensalão, segundo a denúncia, consistia em desviar recurso público para compra de apoio político no Congresso. Delúbio era o tesoureiro do PT na época e, como tal, coordenava todas as finanças do PT e, assim, construiu uma rede intrincada de corrupção. Delúbio é hoje um dos 38 réus do processo do caso do mensalão que tramita no Supremo Tribunal Federal, que deverá ser julgado em 2012.
O PT é o partido que passou 25 anos  pregando o discurso da "ética na política" e ao chegar ao poder passou a adotar as mesmas práticas corruptas de partidos como PMDB, PSDB, PFL e tantos outros. Delúbio Soares foi uma peça-chave neste processo, pois anos antes de  chegar ao poder, ele havia participado do Conselho do FAT como representante da CUT e ali passou a se relacionar com vários representantes do meio empresarial e, assim, começou a construir a sua teia de relações que levou ao Planalto Central quando o PT assumiu o poder e aproveitou para construir o mensalão.
Agora, 6 anos após o caso do mensalão ter explodido e ter colocado em sinal de igualdade    o PT aos demais partidos da burguesia, e de ter sido expulso pelo partido que ajudou a fundar, eis que o Diretório Nacional decide aprovar, por ampla maioria, a volta de Delúbio Soares ao PT. E, como se não bastasse, os petistas decidem fazer festa para comemorar esse retorno. E ainda com faixas reverenciando-o, saudando-o como "exemplo", "o bom filho que à casa torna", essas coisas. É o cúmulo do cinismo. Mas até para isso tem limites. Menos para essa gente.
A decisão do Diretório Nacional do PT é mais uma porrada que a elite política dirigente  de nosso país dá em nossa classe. Depois da decisão do Senado de colocar Renan Calheiros no Conselho de Ética daquela Casa, é mais um exemplo de que esta elite dirigente não dá a mínima para os/as trabalhadores/as, a não ser quando chega o período eleitoral para destilar mentiras e enganações para ganhar o voto e assim que vencer as eleições tchau para o povo e só daqui a 4 anos. É o famoso estelionato eleitoral. 

0 comentários:

Postar um comentário