Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 16 de abril de 2011

Luciano Agra em crise de identidade: prefeito ou turista?


A cidade de João Pessoa viveu na última semana mais um capítulo do caos em que esta cidade está se transformando todas as vezes que se coloca a perspectiva de chuvas sobre a capital paraibana. João Pessoa tá numa situação que basta se falar em chuva, pronto! A cidade já está alagada. 
Como sempre, é a periferia da capital que mais sofre com as chuvas. Alagamentos, desabamentos de barreiras, às vezes casas soterradas e morte ou feridos. Nas chuvas que caíram semana passada, só não houve casas soterradas e mortos ou feridos, mas o restante das alternativas ocorreu em vários pontos da cidade. E se a periferia sofre, são os trabalhadores/as pessoenses que são as grandes vítimas da incompetência que existe nos órgãos públicos, a começar da Prefeitura de João Pessoa.
O bairro São José ficou completamente alagado, intransitável para os/as trabalhadores/as que lá moram; a ladeira de acesso de Mangabeira ao Valentina ficou em situação bastante crítica, quase que impedindo por completo a chegada de automóveis e motos ao bairro; parte da barreira do Cabo Branco desmoronou, quase chegando às casas e impedindo parcialmente o trânsito naquela região.
Trânsito que nessas condições se torna mais insuportável do que de costume, sobretudo nos horários de maior movimento de carros, motos e pessoas. Ao longo da semana, em vários pontos da cidade, registraram-se congestionamentos de grande monta, trazendo impaciência aos motoristas, típico de Michael Douglas em "Dia de Fúria". 
Há anos, talvez décadas, que a Prefeitura de João Pessoa, através da Defesa Civil, tem catalogado na ponta do lápis TODAS as áreas de risco da capital. Apesar disso, NADA se faz ao longo do ano, deixando transparecer que a Prefeitura, a começar do seu chefe maior, o Prefeito, parece esperar que venham as chuvas e todas as terríveis consequências que elas possam trazer à população, no caso, aos trabalhadores/as. Parecem se comportar como urubus atrás de carniça.
Isso tudo acontece há muito tempo em nossa capital, sem distinguir o nome do Prefeito ou do partido que está à frente da Prefeitura. Neste aspecto (mais um), TODOS são iguais, esperando a desgraça acontecer para surgirem como salvadores da pátria, fazendo discursos e promessas demagógicas na frente das câmeras de TV ou dos microfones das rádios. Basta os holofotes se apagarem sobre os estragos das chuvas para desaparecerem como que por passe de mágica os discursos feitos. 
Apesar de tudo isso, o prefeito Luciano Agra "esqueceu" das suas competências enquanto autoridade maior do município e na quarta-feira, 13/04, estacionou com um ônibus em frente à Câmara Municipal e convidou os vereadores da base governista a ir com ele visitar a cidade. Comportou-se, em meio aos caos existente na cidade, como um turista privilegiado e, assim, desdenhou da população que passava por sérios problemas com a falta de infraestrutura da cidade por ele governada e que deveria ser tratada não como uma vitrine turística mas sim com a seriedade que esta merece. Pelo menos, deveria merecer do Prefeito desta. 

0 comentários:

Postar um comentário