Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 30 de janeiro de 2011

Situação da segurança pública na Paraíba é muito preocupante, revela estudo

            Chegou às minhas mãos, na tarde deste sábado (29/01/11), um estudo feito pela ABRACP – Associação Brasileira dos Consultores Profissionais – sobre os números da violência atualmente em nosso Estado. O estudo entregue a mim assinado pelo presidente da entidade, Sr. Mauro Ronaldo Leite, são de deixar os cabelos de pé. Além de explicitarem o despreparo da nossa força policial – Civil e Militar – para combaterem o avanço da criminalidade em todo o território paraibano (pela precariedade das condições de trabalho) e da falta de comando existente hoje na Paraíba na área de segurança, uma das mais vitais do atual governo “socialista” de Ricardo Coutinho.
            Antes de explicitarmos nessas linhas os dados revelados pelo estudo da ABRACP, não precisa ser nenhum estudioso atento ao tema da criminalidade para perceber que, desde a posse do novo governador e do secretário de Segurança, Cláudio Lima, “importado” do governo pernambucano do também “socialista” Eduardo Campos, esta aumentou consideravelmente, com os bandidos inovando na técnica de assaltos como a “arte” de explodir caixas eletrônicos em várias agências bancárias em várias cidades da Paraíba. Portanto, o estudo feito pela ABRACO reflete um pouco daquilo que assistimos nos últimos dias quando se fala da escalada da violência em terras tabajaras. A ABRACP pretende entregar este estudo na próxima terça-feira, 01/02, quando da posse dos novos deputados estaduais para que estes possam se debruçar sobre o tema e tentar construir uma solução para o caso. Portanto, estamos divulgando em primeiríssima mão tal estudo, autorizados que fomos pelo presidente da entidade.
            Segundo o estudo, pegando como referência os trinta primeiros dias de governo, e comparando este com o mesmo período do ano passado, chega-se a espantadora conclusão que a criminalidade aumentos exatos 1.172%. Para constatar esta evolução da ação dos bandidos na Paraíba, vejamos os dados que seguem colhidos no estudo da ABRACP, a partir de fontes oficiais, segundo a entidade.

Nº de crimes
Aumento entre jan/2011 e jan/2010 (%)
10 assaltos a bancos com explosões de caixas eletrônicos
280
19 assaltos tipo “saidinha de banco”
78
24 tentativas de morte
52
13 latrocínios (assaltos seguidos de morte)
63%
308 roubos e furtos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sta. Rita, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Bayeux e Cabedelo
192
66 assassinatos com execuções sumárias, crimes misteriosos atribuídos às “motos pretas” e grupos de extermínio ou fuzilamentos por envolvimento com drogas
48
34 arrombamentos a residências, apartamentos, lojas, veículos e multibanks
83
14 sequestros relâmpagos
88
65 assaltos à agências de correios, postos de combustíveis, ônibus, mercadinhos, colégios, taxistas e comerciantes
120
16 invasões de colégios e outros estabelecimentos, em todo Estado, feitas por quadrilhas de assaltantes
70
22 veículos roubados
98

            Para a ABRACP, isso revela a incompetência do atual secretário de Segurança, Cláudio Lima que, como afirmamos anteriormente, foi “importado” do vizinho estado de Pernambuco, indicado pelo governador Eduardo Campos. Ainda segundo a entidade, Cláudio Lima teria sido exonerado do mesmo cargo no governo pernambucano por, entre outras coisas, divulgar dados inverídicos do aumento da violência em Pernambuco, denunciados pela Polícia Militar de lá. Além, evidentemente, por não ter feito um bom trabalho à frente de sua pasta. Podemos considerar isto como uma verdade, pois basta refletirmos: se Cláudio Lima tivesse realizado um bom trabalho na segurança pública pernambucana, porquê então Eduardo Campos o teria indicado para compor o governo de seu parceiro “socialista”, Ricardo Coutinho? É pouco provável que isso tenha sido assim, afinal de contas, que governador exoneraria um secretário de Estado que estivesse dando conta de sua tarefa? Difícil acreditar nisso, não acham?
            A verdade para nós, trabalhadores/as paraibanos e paraibanas, é que desde o final do governo anterior, do PMDB, já assistíamos à escalada da criminalidade em nosso Estado. Porém, no último período, desde a posse de Ricardo Coutinho, isso aumentou de forma considerável, contribuindo bastante para acabar com a imagem de João Pessoa como uma “cidade tranqüila”, para seus habitantes e os turistas que nos visitam, entre outras coisas. Há muito tempo, existem áreas em nossa capital que, dependendo do horário, não se deve (em hipótese alguma) se fazer presente, sob pena de sofrer algum tipo de violência.
            Uma coisa que ficou faltando ao estudo da ABRACP – e aqui vai uma sugestão à entidade – é uma análise qualitativa desse aumento da criminalidade, tipo verificar quantos desses casos atingiram jovens, pobres e negros, por exemplo, além da violência contra a mulher e homossexuais. Com base em dados desse tipo, poderíamos perceber ainda mais e melhor o crescimento da criminalidade na Paraíba.
            Com a palavra, o governador Ricardo Coutinho e seu secretário de Segurança, Cláudio Lima. 

0 comentários:

Postar um comentário