Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 15 de janeiro de 2011

Nota da CSP Conlutas PB

Aproveitamos este espaço e publicamos na íntegra uma nota da CSP Conlutas PB sobre um dos primeiros ataques do novo governador do Estado, Ricardo Coutinho, a uma das principais conquistas dos servidores públicos estaduais.




 DIREITO NÃO SE RETIRA, SE AMPLIA!!!
CONTRA O FIM DO HORÁRIO CORRIDO NO ESTADO!!!
PELA REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS JÁ!!!

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, na sua primeira semana de governo, uma série de medidas. Uma delas diretamente relacionada ao funcionalismo público estadual, determinando que estes passassem a trabalhar em regime de 40 horas, acabando assim com uma conquista histórica da categoria obtida há anos, que era o horário corrido.
Ricardo Coutinho trata isso como uma medida moralizadora da máquina pública. Porém, se essa fosse mesmo a sua intenção, deveria então anunciar a realização de concursos públicos para áreas prioritárias no Estado que estão carentes há muito tempo. Porém, não é isso que o novo governador está fazendo, mas sim atacando os trabalhadores.
            Segundo o site ClickPB, o governador Ricardo Coutinho justifica a medida – na verdade, um ataque a uma conquista histórica dos servidores estaduais paraibanos – afirmando que “não é admissível que órgãos estaduais funcionem apenas durante um turno, deixando a população sem os serviços públicos”. Ricardo Coutinho, com esta afirmação, mostra definitivamente que joga sua trajetória passada de militante dos movimentos sociais na lata do lixo, pois quando era servidor da UFPB e dirigente da CUT defendia o direito ao horário corrido dos servidores, em especial da UFPB onde ele trabalhava e, agora, enquanto patrão, ataca os direitos dos servidores. Mostra que aprendeu bem a lição com Maranhão, primeiro quando recebeu o apoio deste em 2004 para chegar à Prefeitura de João Pessoa e agora, de Cássio e Efraim, para se tornar governador.
            O horário corrido nas repartições públicas é uma conquista do movimento dos servidores públicos estaduais e também federais. Trata-se de uma medida que beneficia não apenas o servidor, mas o conjunto da máquina estatal como um todo, pois entre outras coisas, com a implantação do horário corrido, pode-se contratar mais servidores por meio de concurso público para melhor servir à população.
                Ricardo Coutinho, ao adotar esta medida, dá o tom do que será o seu em relação aos trabalhadores/as. Não acreditávamos que seria diferente, pois quem se junta com gente como Cássio Cunha Lima, Efraim Morais e outros mais não poderia oferecer um futuro promissor para a classe trabalhadora paraibana. Ricardo e o seu PSB conseguem ser piores do que o PSDB e o DEM, pois nem estes quando governaram a Paraíba tiveram a coragem de atacar o funcionalismo como Ricardo/PSB estão fazendo agora.
            Lamentar nesse episódio, além da postura de um governador que veio dos movimentos sociais é o silêncio da CUT e da CTB que até agora não disseram NADA, nenhuma nota sobre a atitude do governador e em defesa dos servidores estaduais. Para nós, essa postura é natural nos tempos atuais, infelizmente, devido à natureza dessas centrais sindicais, totalmente atreladas ao aparelho de Estado.
            A CSP Conlutas – Central Sindical e Popular -, central criada em junho do ano passado, após a realização do Conclat de Santos, fruto da fusão de várias organizações do movimento operário, como a Conlutas, MTST e MTL, vem REPUDIAR este ataque efetuado pelo governo Ricardo Coutinho ao funcionalismo público estadual de acabar com o horário corrido, conquista obtida pela categoria há anos e, ao mesmo tempo, chamar a categoria a se organizar para lutar contra esta medida autoritária do governo “socialista” do PSB.     

 João Pessoa, janeiro/2011. 




0 comentários:

Postar um comentário