Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

terça-feira, 18 de julho de 2017

Luiz Antonio monta sua equipe. E aí, Bayeux???



Na manhã de18 de julho de 2017, no auditório do CEFOR, em cerimônia muito concorrida, o novo prefeito de Bayeux, Luiz Antonio (PSDB), anunciou e empossou sua nova equipe de secretários e secretárias, que o ajudarão a governar Bayeux daqui por diante. Segundo ele, "a cada seis meses o trabalho dos secretários será reavaliado" (site da prefeitura). Isso se deve, ainda segundo Luiz Antonio, ao fato dele vir da "iniciativa privada e pretendo implantar no município uma gestão de resultados, por isso se faz necessário uma reavaliação semestral" (idem). Ele também afirmou, durante a posse do novo secretariado, que nesta quarta-feira, 19 de julho, se reunirá com todos/as, onde serão estabelecidas as metas para os primeiros 180 dias de novo governo.
Antes de tratarmos das primeiras falas do novo prefeito de Bayeux, avaliaremos os nomes por ele escolhidos para sua equipe de governo.
Luiz Antonio escolheu 31 nomes de 18 secretarias. Desses nomes, 8 são de mulheres e o restante de homens. 12 nomes (38,7%) da equipe do antigo prefeito, Berg Lima, foram mantidos, enquanto Luiz Antonio escolheu 19 novos nomes. Pelo menos esse blogueiro reconhece dois desses novos nomes como sendo extremamente ligados ao ex-prefeito Expedito Pereira (PSB): a ex-vereadora Célia Domiciano (DEM), indicada para ser secretária da Mulher e o secretário adjunto de Planejamento, Ciência e Tecnologia, Zades Lira. Se houver mais algum outro nome que se encaixe nesse perfil, podem me corrigir.
Mas, vamos analisar o restante da equipe de Luiz Antonio.
De maneira geral, o novo prefeito de Bayeux preferiu não mexer muito no secretariado municipal, dando a nítida sensação de que não pretende transformar de forma geral a performance da administração de Bayeux, como se chegou a anunciar e pensar. Desse modo, a composição do secretariado reflete um pouco disso, pelo menos em seu 1º escalão. A composição do 2º e 3º escalões não deverão ser diferentes. Ou seja, pouca coisa deverá mudar em Bayeux, pelo menos nesse aspecto. Consequentemente, Bayeux mudará muito pouco nesse quesito.
Um dos nomes que nós apostávamos com muita gente que permaneceria, ficou. Era o da secretária de Educação, Adriana Diniz. Ronaldo Luiz, também da gestão de Berg Lima (e vice-presidente do Podemos, em Bayeux), é seu adjunto. Ela ficou por conta de sua relação antiga com o todo-poderoso do PSDB na Paraíba, Ruy Carneiro, e consequentemente, também com o atual prefeito, Luiz Antonio. Além de seu trabalho à frente da secretaria, que reflete sua qualidade profissional. Qualidade essa que já falei aqui e em outros lugares a respeito, mas nós não estamos tratando aqui disso, mas sim de política, infelizmente. Adriana, como qualquer um outro, podia ser a melhor profissional do mundo, mas se não tivesse a relação política que tem com o prefeito e Ruy Carneiro, não estaria aonde está.
Além de Adriana Diniz, outros 11 nomes permaneceram em secretarias municipais, alguns como titulares, outros como efetivos. Alguns na mesma pasta, outros em locais diferentes. Na mesma pasta, ficaram (além de Adriana), Ediclê Travassos (Trabalho e Ação Social) e Paulo Sérgio Coelho (Segurança Municipal). Este, inclusive, é um sintoma explícito de que Luiz Antonio faz o mesmo que Berg Lima: promove a cooptação explícita do SINTRAMB quando o indica para a Prefeitura Municipal de Bayeux. Desloca Cariolando Félix para Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, além de Johannes Carneiro para Secretaria de Gestão e Controladoria. Bruno Sena permanece como Adjunto da secretaria aonde Cariolando é titular. Jeandro Dantas volta para a secretaria de Fazenda e Carlos César vai para a secretaria adjunta de Administração. Completam o time dos "antigos" Diego de França (IPAM), Evilson Braz (Procon) e Paulo Neto (agora Coordenador de Comunicação).
Sobre os novos, gostaria de tecer comentários sobre uma figura, conhecida na cidade de Bayeux e que foi colocada como adjunta na secretaria de Trabalho e Ação Social: Jacyara Mendes. O que vou dizer a ela vale para os demais que, assim, como Jacyara, estão na mesma situação que esta. No caso específico dela, Jacyara foi sondada para ocupar um lugar na equipe de Berg Lima, mas não aceitou. Afirmou, na ocasião, não ter acordo político (entre outras coisas) com o projeto político defendido pelo então prefeito de Bayeux. Agora, contudo, integra a nova equipe municipal de nossa cidade. Quero, antes de mais nada, do fundo do coração, desejar boa sorte a Jacyara nessa sua nova caminhada. Mas, lembrar a ela que o projeto político de Luiz Antonio é, também, o projeto político de Berg Lima pois ambos foram eleitos na mesma chapa, na mesma eleição, pelo mesmo povo, defendendo em praça pública e no mesmo tribunal eleitoral as mesmas ideias. Assim, não é de se espantar que, apesar do palavreado diferente de Luiz Antonio em relação ao ex-prefeito Berg Lima (em alguns aspectos), as ações, em especial na composição de seu secretariado, as semelhanças sejam muito parecidas, quase idênticas.
No que diz respeito ao palavreado, como afirmamos acima, o que foi dito por Luiz Antonio durante a posse do seu secretariado resume um pouco do seu pensamento político e de como ele deverá atuar à frente da Prefeitura Municipal de Bayeux, de agora em diante. Ao afirmar que pensa a Prefeitura com os olhos de quem vem da "iniciativa privada" e, por isso,  pretende "implantar no município uma gestão de resultados, por isso se faz necessário uma reavaliação semestral", Luiz Antonio revela que olha a administração municipal com a visão de um empresário, visando apenas o lucro, sem observar o lado social, que é a questão que a Prefeitura deve verificar. Não somos contra que o serviço público apresente resultados, mas estes resultados não podem estar vinculados a resultados (leia-se lucros), conforme à fala do novo prefeito de Bayeux.
Não percebemos, na fala do novo prefeito de Bayeux, nenhuma menção à redução salarial dos servidores comissionados e/ou contratados, ou até mesmo ao cumprimento (por parte da Prefeitura) da decisão judicial, de 21/03 deste ano, que determinou que a administração municipal nomeasse imediatamente todos os aprovados do concurso de 2012 para ocupar seus lugares, ao mesmo tempo que demitisse todos aqueles que estivesse ocupando esses lugares em Bayeux. Como Bayeux não cumpriu até agora, cabe ao novo prefeito fazer isso agora.
Começou a nova gestão municipal em Bayeux. Ela já começa com o carro em movimento, assim não tem muito tempo pela frente. Tem que dar muitas respostas em muito pouco tempo. Vamos esperar, mas precisamos de respostas. Rápidas!!!  
  

0 comentários:

Postar um comentário