Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 21 de outubro de 2012

À procura de uma diferença substancial entre Luciano Cartaxo e Cícero Lucena - Parte II





Publiquei há alguns dias atrás um artigo com o mesmo título que este e, como até hoje, NINGUÉM me apresentou uma DIFERENÇA substancial entre os dois candidatos, vamos aqui começar a elaborar as SEMELHANÇAS entre o petista/"agrista" e o tucano. Neste artigo, vamos abordas o tema da moda nesta campanha: mobilidade urbana.
Nestas eleições, no tema em questão, fomos a única candidatura a defender a criação da Empresa Municipal de Transportes Urbanos, com o claro intuito de acabar com a farra dos empresários do transporte coletivo em nossa cidade, que há décadas exploram nosso povo em duas vertentes, enquanto usuários do sistema (pela péssima qualidade do serviço prestado) e trabalhadores do setor (que recebem salários mínimos para a qualidade e responsabilidade do trabalho que desempenham). Para se ter uma clareza melhor dessa exploração feita pelos empresários em João Pessoa, em 8 anos de PSB na "Cidade das Acácias", o valor da passagem de ônibus foi reajustada em 91,3%, sendo que no mesmo período a variação do IPCA/IBGE (que serve para medir a inflação) foi de 42,68%, o que faria a passagem em João Pessoa ser de R$ 1,64, caso fosse aplicado o índice do IBGE. Isto não ocorre por conta da cumplicidade entre a PMJP e a AETC. Cumplicidade para massacrar os/as trabalhadores/as de nossa cidade. Outro exemplo dessa cumplicidade entre PMJP e AETC diz respeito ao não cumprimento de leis sobre o sistema. A Lei Orgânica de João Pessoa diz, em seu artigo 156, parágrafo 2º, diz que todos os novos ônibus que entrarem em circulação na cidade devem estar adaptados para os deficientes físicos. Detalhe: a Lei Orgânica Municipal é de 1990 e, 22 anos depois, continua sendo descumprida flagrantemente pelos empresários, que não são incomodados em NADA pela PMJP!
Esta é a primeira semelhança entre Cartaxo e Cícero: os empresários de transporte coletivo em João Pessoa continuarão tendo a boa vida que levam há anos, sem serem incomodados, em nenhum momento, por uma fiscalização feita pela PMJP. E porquê isso? Por que tanto Cartaxo quanto Cícero, em nenhum instante, se colocaram a favor disso diante dos empresários do setor. Qualquer um dos dois continuarão a garantis os altos lucros desse setor empresarial em nossa cidade. Senão, vejamos.
Luciano Cartaxo propõe o Passe Livre para os estudantes da rede pública, sendo este subsidiado pela Prefeitura. Com esta proposta, o candidato do PT, que diz ser o candidato dos setores organizados de nossa sociedade, como o movimento estudantil por exemplo, se coloca contra o princípio fundamental desta luta do ME de vários anos. Pelo entendimento do ME, o Passe Livre deve servir a todos os estudantes, da rede pública e privada, para garantir a estes que tenham acesso aos bens culturais e naturais de nossa cidade, já que o alto valor da passagem impede nossa juventude de ter essa acesso. E, antes que venham afirmar que os estudantes da rede privada não merecem ter esse direito porque, em tese, estes são de uma classe social com boas condições financeiras e, assim, não precisarem usufruir de tal direito, alertamos que nas escolas privadas, existem filhos/as de trabalhadores/as. Portanto, cuidado com afirmações desse gênero. A proposta do petista/"agrista", na verdade, só faz garantir e aumentar os lucros dos empresários do setor, pois agora eles receberão uma compensação financeira da PMJP, ao mesmo tempo que aumentarão o valor da passagem com o argumento justamente da existência do Passe Livre.
Já Cícero Lucena tem como uma das propostas para a mobilidade urbana em João Pessoa é a tal da "Passagem Única" onde, segundo o tucano, o povo de João Pessoa pagaria R$ 98 para andar quantas vezes quisesse dentro da cidade. Esta proposta não resiste a uma simples conta matemática. Atualmente, o trabalhador que ganha um salário mínimo - R$ 622 - desconta 6% de seu salário para receber o vale transporte para se deslocar durante o mês de casa para o trabalho e vice-versa. E quanto custa para o bolso desse trabalhador 6% de seu salário? Exatamente R$ 37,32. Se pegarmos o Censo 2010 do IBGE,que afirma que 52% de nossa cidade vive com até 2 salários mínimos, ou seja, R$ 1244, este custo mensal para o trabalhador que usa o vale transporte sobre para exatos R$ 74,64. Ou seja, só há um setor realmente muito interessado nessa proposta do candidato do PSDB: os empresários do transporte coletivo de João Pessoa. 
O mais interessante em ambos os candidatos é que NENHUMA dessas propostas defendidas por este nesta campanha fazem parte de seu programa de governo entregue à Justiça Eleitoral. Eis aí a segunda semelhança entre os candidatos.
A terceira semelhança é com relação a um dos assuntos mais polêmicos quando o assunto é transporte em João Pessoa: a regularização do transporte alternativo. NENHUM candidato deste 2º turno assume essa bandeira, ao contrário de nós. que defendemos. E por quê Cartaxo e Cícero não defendem esta reivindicação de uma categoria que só cresce em João Pessoa e no estado como um todo? Pelo motivo da primeira semelhança que encontramos entre o petista/"agrista" e o tucano: ambos estão a serviço dos empresários do setor, para que estes aumentem seus lucros. Por isso, qualquer um que chegar à PMJP continuarão seguindo os passos de Ricardo Coutinho, perseguindo o transporte alternativo.
A última semelhança entre os dois é em relação à implantação de ciclovias e ciclofaixas em João Pessoa. Porém, nenhum dos dois aponta um plano concreto de efetivação dessa proposta. Ou seja, não há NENHUMA garantia de que teremos esse instrumento de melhoria no transporte em nossa cidade.
Vamos ficando por aqui, esperando (ainda) que nos apresentem uma diferença substancial entre os candidatos neste segundo turno em João Pessoa.

0 comentários:

Postar um comentário