Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

terça-feira, 16 de outubro de 2012

À procura de uma diferença substancial entre Luciano Cartaxo e Cícero Lucena




À luz da primeira pesquisa eleitoral neste 2º turno em João Pessoa, feita pela Consult/Correio, divulgada na edição de hoje, 16 de outubro do corrente ano, que dá ampla vantagem ao candidato petista - ou seria "agrista"? -, Luciano Cartaxo sobre o tucano Cícero Lucena, senti-me tentado a fazer esse artigo, procurando junto com os demais leitores/as uma diferença substancial entre os dois candidatos à PMJP para tentar entender o porquê de tamanha diferença entre candidatos que, apesar de se esforçarem muito, não conseguem apresentar uma diferença fundamental que seja que justifique a vantagem do petista/"agrista" sobre o tucano.
Alguns dirão de imediato que a diferença de Luciano Cartaxo para Cícero é o fato deste ser ficha limpa, de não ter tido em anos de carreira política algum fato que o desabone, ao contrário de seu adversário, que já foi preso e e algemado pela Polícia Federal durante a "Operação Confraria" (muito embora ele tenha lançado, na semana final do 1º turno, uma cartilha explicando todo o processo desferido pela citada operação da PF, onde jura de pés juntos que nunca foi preso e algemado pela respectiva polícia, muito menos que tenha ficado preso por vários dias no Centro de Ensino da PM, em Mangabeira). Bom, cada um fala o que quer mas as imagens do fato supracitado estão frescas na memória de cada pessoense. 
Outros, favoráveis à candidatura de Cícero poderão afirmar que a diferença dele para o petista/"agrista" é o fato de o tucano já ter sido experimentado várias vezes no Executivo, tendo sido governador do Estado, duas vezes prefeito da capital, ministro de FHC e secretário de Estado. Outros poderão dizer ainda que ele sim representa a melhor alternativa da oposição a Ricardo Coutinho e, assim, sua vitória seria importante para alterar de forma significativa o panorama eleitoral de 2014. 
Bem, a democracia (ainda que burguesa) existe para que hajam essas diferentes posições. Mas, estou à procura de uma diferença substancial entre as duas candidaturas. Para tentarmos encontrá-la, temos que nos ater ao programa, à prática e às intervenções dos dois candidatos no atual processo eleitoral e em toda sua trajetória política.
Vamos pegar alguns pontos programáticos fundamentais dessa campanha para tentarmos encontrar uma diferença essencial entre Luciano Cartaxo e Cícero Lucena.
Primeiro, a educação. Como assumido continuador da atual gestão de Luciano Agra, Cartaxo não apenas afirma que dará continuidade ao que vem sendo feito como também anuncia melhorias nos índices educacionais e na valorização do profissional da área; Cícero afirma o mesmo nos quesitos índices educacionais e na valorização do profissional da área, como também anuncia a grande "revolução" que fará na educação municipal: distribuição de tablets para todos os alunos e profissionais do setor, deixando de lado os livros didáticos.
Na saúde, Cartaxo defende o respeito à classe médica e demais profissionais da área e aumento no número de PSF's; Cícero defende a mesma coisa, com a diferença de fazer duras críticas à atual gestão.
No transporte coletivo, os dois defendem a introdução dos BRT's e VLT's, além da criação de ciclovias e ciclofaixas pela cidade, além de não atacarem em nada o poder dos empresários dos ônibus em nossa cidade, que continuarão explorando o setor sem serem incomodados pela PMJP pelo menos por mais quatro anos.
Finalmente, na segurança pública, ambos defendem maior capacitação da Guarda Municipal, além de equipar melhor o setor, como forma de prevenção à violência.
Saindo do plano local e indo para o nacional, poderia haver uma diferença substancial, pelo fato de Cartaxo ser apoiado por Lula e Dilma (como ele tanto gosta de afirmar) e Cícero ser do partido de FHC, Serra e Cássio Cunha Lima. Porém, ao analisarmos os governos do PSDB e PT em nível nacional, verificamos que não há diferença fundamental entre os dois modos de governar. O PSDB iniciou pra valer a era das privatizações em nosso país, tão criticada por anos pelos petistas, mas que agora na era PT no governo federal, a coisa não se diferenciou, apenas mudou de nome. O PSDB fazia questão de afirmar (e ainda faz ao defender a era FHC) que estava privatizando mesmo, enquanto o PT diz que não é privatização o que ele faz, mas  uma política de "concessão" do patrimônio público à iniciativa privada. Bem, como afirmamos anteriormente neste artigo,   cada um fala o que quer, mas os fatos estão aí para serem vistos e analisados com a capacidade crítica necessária.
Por fim, depois de tudo dito e escrito, peço a quem encontrar uma diferença substancial entre os dois candidatos à PMJP, que a divulgue por favor. A imagem acima colocada retrata bem a/as diferença/s entre os dois.

1 comentários:

  1. Acho que tanto a proposta do detetor de tiros, quanto o da tarifa unica do transporte são ideias muito equivocadas de Cícero. A primeira tende a não ser eficaz, colocando os detetores de tiros nas ruas ele não precisará aumentar o número de policiais nas ruas, além dos detetores poderem ser quebrados e ter uma manutenção que não deve ser tão barata. Fora que depois do tiro o ônus já está concretizado, o atirador já fugiu e nenhuma violencia foi retirada ou diminuída. A segunda trás consigo alguns graves perigos; Primeiro que 100 reais por mês não é pouco para quem realmente precisa do transporte """"público"""", segundo que em tendo uma renda preestabelecida as empresas não ganharão tanto melhorando a frota e aumentando os pontos de ônibus, além de alterar a forma de enxergar os gastos com transporte, diminuindo o entendimento da população do sistema de aumentos. Esses são dois pontos divergentes nas propostas que me chamam a atenção.

    ResponderExcluir