Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Palácio da Redenção não leu Paulo Freire










"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tâo pouco a sociedade muda."
Paulo Freire, educador, brasileiro, criador da Pedagogia do Oprimido.



Há alguns dias, a imprensa paraibana vem dando destaque a uma decisão polêmica (mais uma) do governo Ricardo Coutinho (PSB). O  governo estadual decidiu fechar cerca de 100 escolas em todo o Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, essa medida atende aos seguintes problemas enfrentados por essas escolas: má estrutura física destas, baixo Ideb, número insuficiente de alunos por sala de aula e nível de ensino. Analisemos agora as justificativas do governo Ricardo para o fechamento das escolas.
A partir dos anos 90 do século passado, o Brasil iniciou uma fase de expansão das matrículas escolares, consequentemente, de acesso à escola. Isso fez com que o país alcançasse índices relevantes no cenário mundial de acesso de crianças e adolescentes à escola. Porém, isso não representou na mesma medida a melhoria da qualidade do ensino e também de investimentos na educação. A maior prova disso é que o PNE de 2001-2010 previa um investimento de 7% do PIB na educação e isso foi vetado pelos ex-presidentes FHC e Lula. Agora, na discussão do novo PNE, a presidente Dilma mantém os mesmos 7% no texto da proposta quando todo o movimento nacional em defesa da educação pública de qualidade exige, no mínimo, um investimento da ordem de 10% do PIB. Portanto, se vê aí a diferença entre o "investimento" que os vários governos brasileiros fizeram no acesso à escola para crianças e adolescentes e para a educação brasileira como um todo.
Verificamos isso neste momento em nosso Estado neste debate sobre o fechamento de 100 escolas. A expansão das matrículas e do acesso dos filhos da classe trabalhadora à escola pública se deu no período acima citado em toda a rede pública estadual - principal clientela desta rede -, mas como o investimento na ampliação e recuperação desta não se deu na mesma proporção pelos sucessivos governos que passaram pelo Palácio da Redenção desde então, eis que agora chega um "socialista" e toma uma medida profundamente CAPITALISTA: a escola não está dando certo? Tá dando prejuízo? FECHA! É simples, não Ricardus I? (permita-me usar a saudação, caro Rubens Nóbrega)
Caros amigos e amigas, não precisa ser PhD em Educação - não é, professor Afonso Scocuglia? - para saber que quando uma escola pública chega na situação em que essas 100 chegaram em nosso Estado, torna-se necessário tomar algumas medidas preventivas. 
A escola está com uma precária estrutura física, como argumenta a Secretaria Estadual de Educação, o que fazer? RECUPERA-SE!!! A escola está com baixo Ideb? RECUPERA-SE!!! A escola está com número insuficiente de alunos? Recuperando as duas questões anteriores, inevitavelmente este item também estará recuperado. Porém, na mente empresarial com a qual Ricardo Coutinho pensa a educação, desde os tempos em que era prefeito de João Pessoa (a escola Nota 10 é a prova material disso), é melhor fechar as escolas.
O mais impressionante desse episódio é que isso está ocorrendo num momento em que a  Paraíba tem no governo estadual uma pessoa que veio do movimento sindical, que foi dirigente da CUT e do PT no Estado e, na secretaria da Educação está um professor da UFPB, do curso de Pedagogia, membro do Instituto Paulo Freire, de nome Afonso Scocuglia. Quem não conhece essa história, não acredita!
Essa é a opinião de um simples professor de História, das redes municipais de Bayeux e Sta. Rita - possuidor de um simples diploma de graduação em Licenciatura em História pela UFPB - com muito orgulho, por sinal -. Não costumo trocar minha simples graduação por alguns títulos portentosos de alguns "mestres" e/ou "doutores".  

3 comentários:

  1. Ótimo texto!
    São nessas ações q fica claro oq eles pensam sobre educação.

    Abraço,
    Thays.

    ResponderExcluir
  2. Concordo e descordo do texto. As vezes Radical quer aparecer construindo inverdades sobre um determinado caso. As escolas que, supostamente irão ser fechadas são aquelas que não possuem infra estrutura dentro dos padrões exigidos muitas delas situada em zona rural das cidades do interior do estado. O problema dele é um só, atacar o nosso querido e eficiente governador SOCIALISTA sim Ricardo Coutinho e, por tabela, o Afonso Scocugglia que nem da equipe de governo dele faz parte. Seja mais cuidadoso ao colocar uma matéria em seu blog, companheiro! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Caro Carlos, lhe pergunto quais das escolas do estado possuem realmente infra estrutura dentro dos padrões exigidos?

    ResponderExcluir