Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os vencedores e vencidos nas últimas eleições na Paraíba

Terminado o processo eleitoral 2010, chegou a hora de se fazer um balanço do que ocrreu e suas consequências. Começaremos por este artigo avaliando quem ganhou e quem perdeu após as eleições concluídas.
Evidentemente, o ex-prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), sai das urnas como o grande vencedor da eleições na Paraíba. É o novo governador eleito da Paraíba e conseguiu, no 2º turno, uma vitória acachapante sobre seu concorrente, o atual governador Zé Maranhão (PMDB). Em outro artigo, faremos uma valiação mais precisa do que realmente significa essa vitória de Ricardo Coutinho e o que a classe trabalhadora pode esperar de seu governo nos próximos 4 anos.
Além de Ricardo, Cássio Cunha Lima (PSDB) sai também vitorioso no processo. Por duas razões: derrotou seu principal rival na política local na disputa pelo governo do Estado, tendo apoiado decisivamente Ricardo Coutinho desde o início da campanha - na verdade, há quase um ano que Cássio defendia o nome de Ricardo Coutinho para unificar a oposição de direita - e ainda por cima, elegeu-se senador com mais de 1 milhão de votos. Passado o teste das urnas, Cássio agora terá que passar pelo exame do STF, já que ele foi enquadrado na Lei Ficha Limpa e teve, recentemente, seu registro de candidatura cassado pelo TSE. A decisão final dessa novela cabe agora ao STF. Porém, o que cabe assinalar aqui é que boa parte da vitória expressiva de Ricardo Coutinho no 2º turno das eleições deve-se ao fato de Cássio Cunha Lima ter se jogado de corpo e alma nas ruas e também - principalmente isso - ter conquistado o apoio de vários prefeitos/as para Ricardo Coutinho. Isso fez com que Ricardo virasse o jogo em vários municípios paraibanos na votação conquistada no 2º turno.
Sai vitorioso também no processo o deputado federal reeleito pelo PT, Luiz Couto. Ele enfrentou uma intensa briga interna no partido para que este apoiasse Ricardo Coutinho nas eleições deste ano. O partido preferiu seguir na linha traçada pela nacional e apoiou Zé Maranhão e ainda por cima, a direção estadual colocou pra bater de frente com o padre deputado uma candidatura a deputado federal, capitaneada por Jeová Campos, que deixou de se lançar à reeleição como deputado estadual para comprar essa briga. Durante a campanha, Luiz Couto chegou a acusar publicamente a direção estadual do PT/PB de estar boicotando sua participação no guia eleitoral por conta de seu apoio a Ricardo Coutinho. No final, o candidato a governador apoiado por ele foi eleito, ele reelegeu-se mais uma vez deputado federal (o 5º mais votado no Estado) e ainda teve o gostinho de ver seu concorrente direto no partido perder nas urnas. Santa vitória a de Luiz Couto, não?
Vamos agora falar dos vencidos. São muitos esses. A começar pelo grande derrotado que foi o governador atual Zé Maranhão. Tido como vitorioso já no 1º turno, teve que amargar a ida a um 2º turno nunca antes pensado por seus correligionários e apoiadores. Finalmente, amargou mais uma derrota humilhante nas urnas. Encerra assim melancolicamente sua carreira política, pois com 80 anos de idade e sem mandato algum não é possível imaginar que Zé Maranhão pense em alguma disputa política diretamente daqui pra frente.
Outro derrotado é o senador e presidente estadual do PSDB, Cícero Lucena. Este perdeu duas vezes: era um dos coordenadores na região Nordeste da candidatura de Serra à presidência e viu seu candidato ser trucidado nas urnas nordestinas, em todos os Estados, sem exceção, especialmente no seu, a Paraíba; depois, ao apoiar Zé Maranhão contra Ricardo Coutinho - apesar de seu partido estar na coligação de Ricardo e ter indicado o vice na chapa - Cícero e seu grupo dentro do partido saem profundamente derrotados desta eleição. Cícero, com esta derrota, vê seu sonho de disputar - e ganhar - a Prefeitura de João Pessoa daqui a dois anos como algo praticamente improvável.
Não podemos esquecer de Efraim Morais, que viu ser derrotado nas urnas seu projeto de reeleição ao Senado. Sai da eleição profundamente derrotado e nem a vitória de seu filho à Câmara dos Deputados ameniza isto. É mais um dos grandes caciques da política nacional que sai derrotado. Os vários escândalos e denúncias sobre sua pessoa foram decisivos para o resultado por ele obtido.
Há mais um derrotado e este atende pelo nome de direção estadual do PT. A primeira derrota desta direção foi não ter conseguido unificar o partido em torno do nome de Zé Maranhão. Uma parte expressiva do partido esteve, desde a primeira hora, apoiando a candidatura de Ricardo Coutinho, liderada pelo deputado federal reeleito Luiz Couto. Isso fracionou o PT ao meio em todo o Estado. A aposta feita pela direção estadual do PT em seguir a linha nacional e indicar o vice da chapa, o deputado estadual e presidente da legenda no Estado, Rodrigo Soares, foi muito alta e ela perdeu. Além disso. dos 3 deputados estaduais eleitos, apenas 1 - Frei Anastácio - comunga das ideias defendidas por esta direção estadual. Agora, é esperar pelas cenas dos próximos capítulos para ver o que vai acontecer no PT/PB.
Mas existe o maior derrotado de todos/as com o resultado destas eleições na Paraíba. Ele atende pelo nome de classe trabalhadora. Esta será duramente atacada por Ricardo Coutinho no póximo período e a hora agora é dos setores mais consequentes da classe se organizarem para construir as lutas de resistência que serão muitas nos 4 anos que vem aí. Ela seria também atacada caso Zé Maranhão vencesse. Mas agora, a partir de 1º de janeiro de 2011, será Ricardo Coutinho e o PSB, junto com a dupla dinâmica PSDB-DEM, a liderar tais ataques contra os/as trabalhadores na Paraíba.

0 comentários:

Postar um comentário