Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Estamos mesmo perdidos!

A última pesquisa Consult/Correio, para a disputa para as duas vagas do Senado em 2010, publicada na edição de 21/04/10 do jornal "Correio da Paraíba" nos mostra duas coisas: por um lado, a força do poder econômico que, mais uma vez, predominará nestas eleições - como sempre, para variar -; e, por outro, que estamos definitivamente perdidos em termos de opções.
A pesquisa aponta que se as eleições fossem hoje, os eleitos seriam o ex-governador cassado por corrupção, Cássio Cunha Lima (PSDB) - com 48, 7% dos votos - e o campeão nacional do nepotismo e das concorrências sem licitação, Efraim Morais (DEM) - com 32,7% dos votos -, não sem coincidência ambos aliados de primeira hora daquele que se reivindica o mais honesto dos mortais, o "socialista" Ricardo Coutinho (PSB). Atrás desses, vem Vitalzinho (PMDB), com 18, 3%, Manoel Júnior (também do PMDB), com 10, 8%, Wellington Roberto, com 7,7% e o atual senador Roberto Cavalcanti (PRB), COM 4,1% dos votos.
A representação paraibana atual do Senado é uma das piores de sua história - se é que já houve alguma melhor -. Um de seus membros chegou a ser preso e algemado pela Polícia Federal numa de suas operações contra corrupção - Operação Confraria -; outro, vem sendo acusado, vez por outra, de escândalos envolvendo seu nome à frente da Mesa Diretora do Senado quando ocupou a 1ª Secretaria daquela Casa e, mais recentemente, ganhou a fama de ser o maior empregador do Senado; e, finalmente, o terceiro responde processo na Justiça Federal por sonegação fiscal envolvendo milhões de reais antes mesmo de assumir a cadeira de senador quando substituiu o atual governador José Maranhão (PMDB). Estes são os currículos de nossas "Excelências" senadores da República e os que se colocam à disposição do voto dos paraibanos não têm muita diferença em relação a estes, infelizmente. Pelo menos os citados na pesquisa Consult.
O líder da pesquisa, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), como todos e todas se lembram, foi cassado acusado de corrupção e abuso de poder econômico por ter usado cheques da FAC na campanha eleitoral de 2006 - quando conquistou sua reeleição -; Efraim Morais (DEM) é o tal senador citado acima que tem hoje a fama de maior empregador do Senado, graças à revista "Veja"(possui 76 funcionários lotados em seu gabinete, sendo apenas 9 do quadro efetivo do Senado) e ao programa televisivo CQC (em outro artigo, falaremos sobre isto); o terceiro senador da República que responde a processo por sonegação fiscal é o último colocado na pesquisa Consult/Correio, o empresário Roberto Cavalcanti.

Currículos bem mais picantes possuem dois aspirantes ao Senado, que ainda não foram definidos por seu partido, o PMDB: Vitalzinho e Manoel Júnior. Os dois "nobres representantes do povo paraibano" assinam atualmente uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em tramitação na Câmara dos Deputados, a PEC 440/09, que propõe a criação de Pisos Salariais Estaduais para os profissionais da educação básica, o que no caso da imensa maioria dos Estados e municípios brasileiros representaria uma tragédia, a começar pelo nosso, o 2º mais pobre da Federação, à frente apenas do Piauí - não sabemos até quando -. Manuel Júnior tem um outro agravante: em 2004, durante a campanha para prefeito de João Pessoa, quando ele era candidato a vice-prefeito da capital, junto com Ricardo Coutinho, foi denunciado por nós com provas documentais à época, que ele estava sendo citado no relatório da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Congresso Nacional que investigava Grupos de Extermínio no Nordeste brasileiro. O relator desta CPMI era o deputado federal paraibano Luiz Couto (PT) que, por causa dela, vive até hoje sob forte proteção da PF. São esses os currículos dos prováveis candidatos de nossa terrinha ao Senado Federal para se juntar aos que lá já estão.
Agora, me respondam: estamos ou não estamos realmente perdidos?

0 comentários:

Postar um comentário