Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alguém consegue entender o PCdoB?

É plenamente possível que um partido político reveja, em um determinado momento, sua posição política acerca de algum tema da conjuntura ou sobre um dado governo que este apóie. Isto faz parte da vida política de toda e qualquer organização política. Porém, é preciso ter acima de tudo coerência política. E, ao longo de sua trajetória política, isso não parece ser o forte do PCdoB.
No último dia 29 de março, em pomposa solenidade anunciada e realizada na sede da OAB/PB, em João Pessoa, o PCdoB paraibano anunciou que estava rompendo com Ricardo Coutinho e aderindo à candidatura de Zé Maranhão. Alguns dias após este anúncio (05 de abril do corrente ano, mais precisamente) - que gerou uma crise no interior do partido, com Watteau Rodrigues anunciando aos quatro cantos que não iria entregar o cargo de Coordenador do Procon Municipal - e o fato é que até o momento em que escrevo este artigo, seu nome ainda consta no site da PMJP como comandante do referido órgão, o Presidente Estadual do PCdoB, Agamenon Sarinho, divulgou uma nota em nome do Comitê Estadual do PCdoB endereçada ao povo paraibano em que explica as razões pelas quais o partido decidiu romper com Ricardo Coutinho e apoiar Zé Maranhão. Segundo a nota, isso se deveu ao fato de "derrotar em toda linha as forças adversárias associadas aos interesses antinacionais e inimigas do povo brasileiro, representadas pelo PSDB e DEM. Por isso, o PCdoB após, na Paraíba, a aliança em torno do PMDB, que reúne amplo arco político em prol das pré-candidaturas de Dilma Roussef (PT) a presidente e José Maranhão (PMDB) ao governo do estado." (www.politicapb.com.br, 06/04/10).
É uma explicação plausível, perfeitamente entendível para qualquer pessoa, menos para aquela que conhece o histórico do PCdoB. Principalmente este blogueiro que, assim como outras pessoas, devem ter lido uma outra nota assinada pelo mesmo Agamenon Sarinho, publicada em vários sites de notícias, e que não faz muito tempo, precisamente entre uma outra nota e outra, 3 meses e 22 dias. Em 14 de dezembro de 2009, no portal PBAgora, o Presidente Estadual do PCdoB publicizou uma nota em que afirmava algumas coisas, como: 1) recriminava publicamente duas figuras públicas do partido, o ex-secretário de Planejamento do governo Maranhão III, Ademir Alves de Melo e o Coordenador do Procon Municipal, Watteau Rodrigues, por conta dos dois estarem expondo suas opiniões na imprensa local sobre o processo eleitoral de 2010; 2) afirmava, categoricamente, que o partido tinha instâncias deliberativas e seriam nestes espaços decisórios que suas decisões seriam tomadas e que o Comitê Estadual já havia tomado a decisão abrir o debate no interior do partido sobre a posição que o PCdoB teria em 2010; 3) ao longo da nota, Agamenon Sarinho, falando como Presidente Estadual do PCdoB, afirma com todas as letras que "tanto Ricardo Coutinho quanto José Maranhão são aliados - e amigos - do PCdoB e receberam justificadamente nosso apoio em suas eleições, bem como apoiamos e participamos de suas administrações. Mais adiante, no parágrafo seguinte, o mais importante: Agamenon Sarinho afirma categoricamente que "mesmo que o PCdoB, em face de sua definição quanto à chapa que apoiará nas eleições majoritárias do próximo ano, abdique da participação na administração de um dos dois governos, isso não deve significar retirada de apoio."
Nenhum malabarista, por mais anos de experiência que possa ter no Cirque du Soleil, conseguiria bater o PCdoB nesse quesito. São anos de acúmulo servindo à burguesia e enganando os trabalhadores com essa política. Pois do mesmo jeito que o PCdoB classifica hoje o PSDB e o DEM como inimigos do povo brasileiro, já estiveram ao lado desses partidos várias vezes, em várias ocasiões, em várias administrações por esse país. Ou já se esqueceram do PCdoB ao lado de Roseane Sarney quando esta foi governadora do Maranhão?
Mudar de posição faz parte da política. Infelizmente, esse não é o caso do PCdoB.

0 comentários:

Postar um comentário