Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 13 de fevereiro de 2022

A filiação de Alexandre Santiago ao PT/PB e a continuidade da degeneração política do partido !!!





Portais de notícias locais deram destaque à notícia da filiação do empresário Alexandre Santiago ao PT/PB. Segundo o site WSCOM, esta filiação deverá se concretizar esta semana e é apontada por lideranças petistas no Estado com alegria e entusiasmo. 

Alexandre Santiago, ao contrário do que muitos possam pensar, não é um empresário qualquer. Ele é um dos principais sócios da Facene/Famene, universidade particular situada em João Pessoa e que oferece vários cursos, especialmente na área da saúde. Seu site de apresentação dá destaque aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, além de uma Residência Multiprofissional em Saúde Hospitalar. Possui outros cursos de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos. Em Bayeux, na Grande João Pessoa, possui uma clínica-escola que atende à população da cidade em várias especialidades clínicas. Enfim, estamos tratando de uma instituição de ensino privado na Paraíba com uma certa potencialidade e (porque não dizer?), respaldo em parcela da sociedade paraibana. Alexandre Santiago, assim, é um "tubarão do ensino", que ganha seus lucros à custa de muita exploração de trabalhadores/as que atuam nas unidades de ensino pertencentes à Facene/Famene.

Ainda segundo o site WSCOM, o convite de filiação ao empresário foi feito por três lideranças petistas paraibanas: o presidente municipal do partido, Antonio Barbosa; o ex-deputado federal, Luiz Couto; e um dirigente estadual do PT/PB, Cícero Legal. Este último, na recente crise que envolveu o partido durante as eleições municipais de João Pessoa, em 2020, foi um dos interventores do partido indicados pela direção nacional do PT, por se contrapor à candidatura do deputado estadual Anísio Maia e favorável a que o partido apoiasse o então candidato a prefeito da capital paraibana, o ex-governador Ricardo Coutinho, na época no PSB local. 

Para o presidente do PT/JP, a filiação de Alexandre Santiago ao partido "(...) É um reforço importante para construção da chapa majoritária e de proporcionais no Estado". Ainda sobre esta filiação, o ex-deputado Luiz Couto destacou que "(...) Ele vem com o intuito de somar e colocar em prática a aliança de confiança e de trabalho traçada já nas eleições passadas, com a contribuição do ex-governador Ricardo Coutinho" (https://wscom.com.br/empresario-alexandre-santiago-aceita-convite-do-pt-e-se-filiara-ao-partido-na-proxima-semana/). Não custa lembrar que Ricardo Coutinho já está no PT/PB desde o final do ano passado.

Ainda segundo o ex-deputado Luiz Couto, a vinda de Alexandre Santiago ao PT significa que este tem "o sonho de mudar os rumos do nosso Estado e do Brasil e confiando na nossa política" (idem). Após esta fala de Luiz Couto, a pergunta que não quer calar: é o empresário Alexandre Santiago que confia na política do PT ou o PT é que confia num real representante do capital e "tubarão do ensino" na Paraíba??? 

Por fim, gostaríamos muito de saber a opinião dos/as petistas que defendem a Educação Pública e Gratuita ao se deparar com tal fato no PT/PB. Sobre isso, mais uma pergunta: realmente, vale tudo para enfrentar e derrotar Bolsonaro (reconhecidamente nosso inimigo de classe) nas urnas e abandonar as lutas contra o governo e seus aliados, como os patrões e "tubarões do ensino"???

Assim caminha a degeneração política do PT/PB..........




0 comentários:

Postar um comentário