Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Uma comparação da ATITUDE com a VELHA POLÍTICA!!!




Finalmente, depois de 5 meses de governo da ATITUDE em Bayeux - é assim que se autodenomina a nova gestão municipal da cidade, encabeçada pelo prefeito Berg Lima (Podemos) e seu vice, Luiz Antonio (PSDB) -, foi publicada no Sagresonline, do TCE/PB, a relação da folha de pessoal dos três primeiros meses da atual gestão do quinto maior município da Paraíba, em termos de arrecadação e PIB, a cidade de Bayeux.
Apesar de já existir, há anos, uma lei estadual que obriga as prefeituras e tb o governo estadual a terem portais de transparência e a publicarem nestes e/ou publicarem no portal do TCE/PB, tal relação, apenas agora estamos tendo acesso a tais informações públicas, que já deveriam estar disponibilizadas a toda a população já há algum tempo, haja visto que no caso recente, esta foi uma das principais causas do então candidato Berg Lima à Prefeitura de Bayeux contra o candidato que representava a "velha política", no caso o ex-prefeito, Expedito Pereira (PSB). No entanto, só agora temos estas informações, que colocamos ao dispor de todos/as, com base a algumas análises feitas, para apreciação dos/as leitores/as!!!
Só para deixar claro a todos/as, no Sagresonline, encontramos os dados da folha de pessoal da Prefeitura de Bayeux, relativo aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano e, para clarear bem as coisas, fizemos um comparativo do mês de março deste ano com o mesmo mês de março do ano passado (2016), da gestão de Expedito Pereira, que Berg Lima e seus aliados tanto criticam, para verificar se os números dão razão a eles. Confiram!!!

FOLHA DE PESSOAL DA PREFEITURA DE BAYEUX

MARÇO/2017
EFETIVO
ELETIVO
COMISSIONADO
PS
1629
12
302
2054

FOLHA DE PESSOAL DA PREFEITURA DE BAYEUX
MARÇO/2016
EFETIVO
ELETIVO
COMISSIONADO
PS
1692
12
308
1766

Vale salientar que as tabelas acima foram feitas com dados oficiais, fornecidos e constados pelo/no Safresonline do TCE/PB. Qualquer pessoa pode constatar a veracidade dessas informações no site citado. 
Podemos perceber, com essas informações, algumas coisas interessantes, comparando as duas gestões municipais. Por exemplo, podemos verificar que existe apenas uma coisa idêntica entre as duas, que é o número de pessoal eletivo no mesmo período, ou seja, 12 servidores, que neste caso, compreende os 10 conselheiros tutelares, o prefeito e o vice-prefeito, todos eleitos pelo voto popular. No restante, diferenças, para mais ou para menos!!!
Entre março/17 e março/16, verificamos que houve uma diminuição no número de servidores efetivos na administração municipal (3,86% no mesmo período), provavelmente provocado por falecimento, aposentadoria ou até mesmo transferência para outro cargo, em outro município ou Estado, devido aos baixos salários pagos em nossa cidade; isso se deu também em relação ao número de cargos comissionados, mas em número bem pequeno (apenas 6). Isso é de se espantar, já que durante a campanha eleitoral, o então candidato Berg Lima criticava bastante o ex-prefeito, Expedito Pereira por "inchar" a máquina pública com apadrinhamentos. Acreditávamos que era uma crítica positiva, mas que esses números provam que a crítica era mera figura retórica, que a prática na gestão não condiz com o discurso das ruas, o que é uma pena e serve para desacreditar ainda mais a gestão. Por fim, também contradizendo o discurso pregado na campanha, houve um significativo aumento no número de prestadores de serviço na Prefeitura de Bayeux, os famosos/as "contratados/as": cerca de 16,3%, ou exatos 288 novos servidores/as!!! 
Isso tudo serviu para fazer com que o total de março/17 fosse superior ao de março/16, em números gerais: 3997 contra 3778!!! Assim, a gestão da ATITUDE se mostra, em apenas 90 dias, segundo os dados do Sagresonline, tão nociva à cidade de Bayeux quanto foi a gestão de Expedito Pereira no quesito folha de pessoal. São os números, fornecidos pela própria Prefeitura Municipal de Bayeux ao TCE/PB, que demonstram isso, e não a nossa avaliação!!!   
Apenas para explicitar mais um elemento para todos/as. Em março de 2016, as três categorias que mais tiveram servidores/as na Prefeitura, colocadas por seus aliados, foram: 1) professores/as (352); 2) auxiliares de serviços gerais (240); 3) monitor (120). Em março de 2017, as três categorias que mais tiveram servidores/as na Prefeitura, colocadas por seus aliados, foram: 1) professores/as (317); 2) auxiliares de serviços gerais (286); 3) vigilantes (139). Houve, de um ano para outro, algumas diferenças. Por exemplo, no caso dos/as professores/as, ocorreu uma diminuição na quantidade, de cerca de 1,10%; outra diferença se deu entre os auxiliares de serviços gerais, desta vez para mais, de cerca de 1,91%; uma terceira diferença se deu numa troca entre monitor e vigilantes, de um ano para outro. Ainda assim, existem diferenças. No caso de monitor, entre 2017/2016, há uma diferença superior de 9,1% neste cargo, deste ano para o ano passado; no caso de vigilantes, há uma diferença tb entre 2017/16, de 33,65%!!!
Não iremos fazer nenhuma avaliação sobre o porquê dessas diferenças específicas, cada companheiro/a é livre para fazê-lo, ok???  
O que afirmamos é que a atual gestão de Berg Lima, carregada de expectativa por toda a população de Bayeux, consegue um feito que Sara Cabral, J. Júnior e Expedito Pereira não conseguiram em tão pouco tempo: decepcionar tantos/as em pouquíssimo tempo. Isso é ATITUDE!!! 
Com a palavra, o prefeito Berg Lima e seus aliados de primeira hora (se puderem, evidentemente). Inclusive os diretores do SINTRAMB, que estão na atual gestão municipal, ok???
  

2 comentários:

  1. ATUALMENTE O SINDICATO DE BAYEUX PARECE QUE TOMOU DORIL, POIS SUMIU. A GENTE NÃO PERCEBE O SINDICATO EM LUGAR ALGUM NOS ÚLTIMOS SEIS MESES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, companheiro Joerlândio, vc tem razão. A atual direção do SINTRAMB tem deixado muito a desejar, assim como a atual administração municipal, pelos números que analisei neste artigo. Porém, no que diz respeito à direção do sindicato, temos tentado organizar um grupo de oposição a esta e precisamos de sua ajuda, ok??? Se quiser entrar em contatom meu telefone é 98873-0767. Um grande abraço!!!

      Excluir