Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 28 de maio de 2017

Bayeux realmente precisa de um presídio???


Recentemente, o prefeito da ATITUDE, Berg Lima (Podemos) e sua secretária de Educação, Adriana Diniz, estiveram em Brasília, participando de mais uma Marcha de Prefeitos àquela cidade, de onde arrancaram do presidente decadente e ilegítimo Michel Temer (PMDB), o perdão das dívidas dos municípios brasileiros em troca do apoio destes à "Reforma da Previdência". Um toma-lá-dá-cá escancarado, noticiado por toda a imprensa brasileira e admitido sem cerimônias pelo presidente brasileiro e também pelo presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que por causa disso, declarou apoio ao presidente e suas "reformas". Pouco depois, explodiria o escândalo da JBS que estremece todo o país e, de lá pra cá, a CNM e seu presidente não se expõem mais em público. Por que será??? 
Nessa ida a Brasília, Berg Lima e sua secretária, percorreram vários ministérios na capital federal, se encontraram com várias autoridades, tiraram várias fotos com tais personalidades, expuseram essas fotos nos blogs e imprensa de Bayeux e da Paraíba para afirmar que estavam "trabalhando pelo bem de Bayeux e de seu povo", mas na volta à cidade, eis que agora, surge o real resultado dessa viagem do prefeito à capital federal: Bayeux poderá ter, no próximo período, um presídio federal!!!
Com essa "novidade", surge inevitavelmente a pergunta: que benefícios um empreendimento desse porte trará à cidade??? Por quê a construção dessa obra, justamente, em Bayeux??? Essas perguntas e muitas outras deverão ser respondidas (assim esperamos) na próxima quinta-feira, 1º de junho deste ano, a partir das 10h, na Escola Técnica Estadual de Bayeux, quando haverá uma audiência pública para debater tal assunto. Mas, de antemão, colocaremos nossa humilde opinião sobre o tema polêmico, que já toma conta das redes sociais da cidade.   
Somos contra a construção de um presídio na cidade de Bayeux. Por vários motivos. 
O principal deles se dá porque Bayeux é uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, que precisa de muitas obras estruturantes para seu desenvolvimento, e um presídio não faz parte desse elenco. Berg Lima e seus aliados sabem perfeitamente disso e fazem vistas grossas com isso. Bayeux precisa, há muitos anos, de saneamento básico. Todos/as percebem, com seus olhos, que a cidade possui ruas e mais ruas com esgotos passando a céu aberto, há escolas (como aonde sou lotado, por exemplo, a Pascoal Massílio, na Imaculada, perto do Estádio Lourival Caetano), aonde o esgoto passa dentro da escola. Bayeux precisa de escolas novas e/ou reformadas. Estou em Bayeux desde 2004, graças à aprovação em um concurso público e, desde essa época, só no ano passado, foi feita uma nova escola municipal na cidade, isso com recursos federais; ginásio de esportes, foi feito ao longo desse tempo em que estou na cidade, apenas um também, no bairro do Mutirão, igualmente com recursos federais, embora a Prefeitura na época afirme que tenha sido com recursos próprios, o que é uma mentira. Bayeux precisa de reforma em todos os PSF's e também que se reabra o turno noturno do Hospital Materno Infantil, fechado pelo ex-prefeito Expedito Pereira, além de que a cidade necessita de possuir uma UPA 24h funcionando de forma decente, atendendo de forma digna a toda a população. Bayeux precisa resolver o problema dos/as moradores/as sem teto da cidade, providenciando moradias dignas para eles/as, acabando de vez com o grave problema que essas pessoas enfrentam cotidianamente, especialmente nas épocas de chuva. Bayeux precisa de uma reforma urgente no Mercado da Imaculada, para que tanto os/as feirantes possam trabalhar dignamente quanto os/as usuários/as possam realizar suas feiras decentemente. Bayeux precisa respeitar os PCCR's dos/as servidores/as municipais de sua cidade, oferecendo a estes/as um tratamento digno em seus direitos, para que todos/as possam trabalhar tranquilos/as e desenvolver suas atividades sem perseguições, de nenhuma natureza. É disso e muito mais que Bayeux precisa, Berg Lima. Não de um presídio federal!!!
Outro motivo que elencamos para sermos contrário à essa obra é o seguinte fato: qual governante (prefeito ou governador) afirmou, alguma vez em sua vida, ser favorável à vinda de um presídio para sua cidade ou Estado??? Queremos que alguém, da ATITUDE, nos dê essa resposta, que até o presente momento, desconhecemos!!!
Por fim, um terceiro motivo para sermos contra. E também muito importante. Refere-se á campanha eleitoral que elegeu Berg Lima como prefeito de Bayeux. Queremos que qualquer um dos/as habitantes de Bayeux, especialmente aqueles/as que votaram nele, apontem uma proposta de Berg Lima então candidato defendendo a construção de um presídio na cidade de Bayeux. Se isso for mostrado, passaremos a defender tal propostas!!!
Mas, por enquanto, somos contra!!! 

0 comentários:

Postar um comentário