Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Saindo de um campo de batalha, mas não da guerra



No último dia 20 de fevereiro, na mesma ocasião em que os/as trabalhadores/as da educação municipal de Sta. Rita debatiam, em assembleia, se deveriam ou não aceitar o empréstimo da Prefeitura para receber os seus salários atrasados de dezembro e o 13º, assinei minha exoneração dos quadros efetivos daquela instituição e, por tabela, também desta batalha travada por esta categoria de luta. 
Ingressei na PMSR em 12 de maio de 2003, como sempre em minha vida, por meio de concurso público. Já em 2004, fiz parte do Comando de Greve que durou 45 dias, no último ano da (indi) gestão Maroja. Depois, foram 8 anos enfrentando o governo Marcus Odilon, que simplesmente destruiu aquilo que pode se chamar de políticas públicas, até chegar ao caos que existe hoje em Sta. Rita.
Em 2007, enfrentamos uma greve duríssima, com a prefeitura de Marcus Odilon enviando para a escola em que eu trabalhava - a EMEF Antonio Ferreira Nunes, popularmente conhecida como Isaura Guerra, no Alto das Populares - o secretário de Educação, o ex-vereador Adones Júnior e o adjunto, o atual vereador, Farias, junto com vários capangas, para na marra tentar reabrir a escola, já que esta era uma das fortalezas da greve, segundo o movimento e a própria secretaria. Foi um dia extremamente tenso na escola e na comunidade.
Mas, sem dúvida, 2012 é um ano que JAMAIS será esquecido de nossa memória. A greve de 4 meses, a truculência da prefeitura durante o movimento antes, durante e, principalmente, após são coisas que fazem parte de um aprendizado político individual e coletivo que não serão nunca desperdiçados, apenas pelos tolos.
E é exatamente neste ponto que quero me reportar ao falar de minha saída de Sta. Rita.
Saio por força das circunstâncias  Saio por uma imposição legal. Não saio feliz, portanto. Passei no concurso do Estado e, assim, tenho que me desfazer de um dos dois concursos que já possuo. Optei por Sta. Rita, já que em Bayeux estou na direção do sindicato dos servidores municipais. A experiência política, dentro e fora da sala de aula, que tive nesses 9 anos, 9 meses e 8 dias que atuei em Sta. Rita, levarei para sempre na minha trajetória pessoal e política.    
A classe trabalhadora de Sta. Rita, especialmente o magistério, me ensinou muito esses anos, com sua vibração, sua disposição de luta, apesar dos reveses, apesar das vacilações da direção do sindicato, mas sempre se mostrou como uma categoria disposta à luta e, assim, nos apontou por várias vezes como devemos agir em vários momentos da luta.
Na sala de aula, com todas as dificuldades encontradas no dia a dia, aprendemos a conviver com isso e principalmente, superar tudo isso. Ao longo de todos esses anos, conheci pessoas extraordinárias, pelas quais guardo imenso carinho e gostaria aqui de agradecer o convívio que tive com elas durante esse período. Às professoras e professores Donátila, Egizomar (que agora assumiu, com todo louvor, a coordenação do Projovem no município), Ana Freire, Luzia, Ebenezer, Antonio Carlos, Chagas, Suênia, Márcio Brito, Leda, muito obrigado por ter participado do convívio de vocês. Queria agradecer também a amizade que desfrutei do pessoal de apoio. Betânia, Marconi, Erivaldo (mais conhecido com Irmão), Fábio, o pessoal da cozinha - que não conheço o nome de todo mundo, me desculpem, sei de alguns, mas pra não ser injusto, falo assim mesmo. Gente muito boa, que trabalha com dedicação extrema para a escola, mas que não é reconhecida pela prefeitura.
Quero agradecer também aos meus diretores, especialmente os últimos, Solange e Nivaldo, além de minhas supervisoras, Mary e Fátima, que tiveram que me aturar por todos esses anos, especialmente de 2006 para cá, quando cheguei na EMEF Antonio Ferreira Nunes.
Santa Rita e toda a experiência que vivemos, dentro e fora da sala de aula, foi muito importante para mim, Agora, levaremos tudo isso para nossa atuação em Bayeux, no município, onde já estamos desde 2004 e para o Estado,onde estamos iniciando a caminhada agora. Valeu, Santa Rita!!! Continuaremos nos encontrando na luta!!!               

0 comentários:

Postar um comentário