Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 14 de abril de 2012

A herança de Ricardo Coutinho






           O “Correio da Paraíba” deste sábado, 14 de abril do corrente ano, traz a 1ª pesquisa de intenções de voto das eleições municipais em João Pessoa, feita pela Consult Pesquisa. Segundo a matéria, a pesquisa foi feita entre os dias 10 e 11/04, com 1.000 entrevistados de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares, em 24 bairros da capital e foi registrada no TER sob o protocolo PB-00005/2012.  Os candidatos citados na pesquisa estimulada foram, em ordem alfabética, Cícero Lucena (PSDB), Estelizabel Bezerra (PSB), Geraldo Amorim (PDT), Ítalo Kumamoto (PSC), José Maranhão (PMDB), Luciano Cartaxo (PT), Nonato Bandeira (PPS) e Renan Palmeira (PSOL).
            O resultado apontado pela pesquisa Consult/Correio deu Maranhão em 1º, com 27,6%, seguido de Cícero com 20,4% e Luciano Cartaxo aparece em 3º, com 10,4%. A candidata oficial do Palácio da Redenção, Estelizabel, vem logo em seguida, com 7,7%. O ex-secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, tem apenas2,4% . O médico proprietário do Memorial São Francisco , Ítalo Kumamoto e o vereador Geraldo aparecem empatados tecnicamente (1,7% e 1%, respectivamente) e, finalmente, o pré-candidato do PSOL, Renan Palmeira aparece com 0,2%. Ainda segundo a Consult/Correio, 18,3% não têm candidatos e 10,3% ainda não sabem em quem votar. Portanto, 28, 6% de indecisos na disputa eleitoral em João Pessoa. É muita coisa!  
            Mas, a pesquisa Consult/Correio ainda aponta outras coisas muito mais interessantes a se verificar.
            No quesito renda familiar, o pré-candidato do PMDB, Zé Maranhão vence com folga os demais na população com até 2 salários mínimos. A pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, tem um desempenho pífio nessa faixa de renda, não chegando a 7%. É muito pouco pra quem está há 8 anos no governo.
O outro candidato da base do governo, Nonato Bandeira, consegue ter uma performance ainda pior do que Estelizabel, não alcançando sequer 2,5%! Para nossa surpresa, o pré-candidato do PT, Luciano Cartaxo é quem lidera na faixa rentária dos que ganham mais de 10 salários mínimos. Sinal dos tempos, NE PT?
Quando vamos analisar o quesito escolaridade, aí o bicho pega. Maranhão, neste item, lidera com mais folga ainda do que no item anterior que estudamos. A pré-candidata do esquema oficial simplesmente NÃO PONTUOU entre os analfabetos e não chegou a 6% entre os que possuem o ensino fundamental, ou seja, isso representa o povão, concordam conosco? O seu aliado de governo e ex-secretário de Comunicação do Estado, mais uma vez, consegue ser pior do que sua aliada de “Coletivo Girassol”: ele também NÃO PONTUA entre os analfabetos e não alcança 1% entre aqueles/as que possuem o ensino fundamental. Nos dois itens, o outro pré-candidato da oposição de direita, Cícero Lucena, vem em segundo, atrás de Maranhão.
            Esses dados falam por si. Os que possuem uma renda familiar de até 2 salários mínimos e são analfabetos ou tem uma escolaridade baseada no ensino fundamental é o povão. E esse povão revelou, através dessa 1ª pesquisa, que está profundamente insatisfeito não com Estelizabel Bezerra ou Nonato Bandeira, mas com Ricardo Coutinho e seu (des)governo. Essa é a primeira constatação a ser feita.    
            Em segundo lugar, e a mais importante. Os 8 anos de Ricardo Coutinho/Agra vão produzir a mais nefasta herança que poderia haver para o povo trabalhador de João Pessoa: promover o retorno da direita à Prefeitura Municipal de João Pessoa. É isso que o PSB fará em outubro próximo. E isso não será objeto de nenhum agradecimento a fazermos a esse partido que, nesses 8 anos, apenas fez mais do mesmo que já havia sido feito nesta cidade por outros partidos de direita.

0 comentários:

Postar um comentário