Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 18 de março de 2012

O Fórum dos Servidores Públicos Estaduais e as vaias a Ricardo Coutinho

A conjuntura estadual começa a ter uma mudança significativa nos últimos dias. A construção do Fórum dos Servidores Públicos Estaduais se estabelece no mesmo instante em que o governador Ricardo Coutinho começa a ser questionado não apenas pela vanguarda do movimento, mas também (e principalmente) pela massa trabalhadora de nosso Estado, que já começa a perceber o real significado deste governo. As vaias que o governador tem recebido por onde passa é um sintoma importante desta conjuntura.
Não custa relembrar que Ricardo Coutinho foi eleito em 2010 numa situação que, naquele momento, era amplamente favorável. O início de seu governo também mostrou isso, pois apesar dos duros ataques aos policiais civis e militares em greve e, logo em seguida, aos médicos e professores, lhe deu ampla aceitação popular, proveniente de uma gigantesca operação de propaganda institucional e grande apoio de boa parte da imprensa local. Apesar de ter colocado seu governo em profundo desagrado diante dessas categorias. Depois de tudo isso, ainda veio a greve dos auditores fiscais estaduais, onde aí sim a mídia governista se aproveitou para criminalizar o movimento, ao mesmo tempo em que se debruçava em elogios ao governador.
Talvez influenciado por tudo isso mais o apoio massivo que vinha da Assembleia Legislativa, Ricardo Coutinho continuou aumentando a dosagem dos ataques às categorias, desrespeitando leis e passando por cima de quem viesse pela frente. Porém, isso começou a mudar com a rebelião do presidente da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ - na Assembleia, deputado Janduhy Carneiro, quando este se virou contra o governo e fez este ser derrotado na referida comissão no caso da terceirização do Hospital de Trauma. A partir dali, verificamos hoje, começou o inferno astral de Ricardo, que segue se aprofundando.
Para piorar a situação do governador, começaram a  se dar momentos constrangedores para Ricardo Coutinho. O até então inatacável Ricardo Coutinho começou a ouvir, aqui e ali, vaias à sua pessoa. Isso se deu na procissão da Penha, na inauguração de um posto policial no bairro São José, no recente Botauto, e agora na posse dos novos professores da rede estadual, no Teatro Paulo Pontes. Pode-se afirmar, como dizem os puxa-sacos de plantão, que tudo isso é coisa orquestrada por setores militantes descontentes com os rumos do governo, mas isso não corresponde mais à realidade. Não são apenas militantes organizados que promovem este tipo de constrangimento ao governador, mas populares insatisfeitos sim com este governo. Ou será que na procissão da Penha as vaias partiram de militantes? No Botauto, também?
O que ocorre hoje é o que afirmamos antes: existe uma profunda insatisfação social com o governo Ricardo Coutinho, e esta não se dá mais apenas ao círculo de militantes partidários e/ou sociais. Neste aspecto, o surgimento do Fórum dos Servidores Públicos Estaduais se dá em um excelente momento. 
O Fórum dos Servidores Públicos Estaduais serve para unificar TODOS os setores descontentes com as atitudes do atual governo e tem incomodado este com ações no Estado, desde atos públicos (como o ocorrido na última sexta-feira, 16/03) até sessões especiais nos parlamentos (Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa), passando pela realização de cafés da manhã para debater o assunto com as bancadas estadual e federal paraibanas.
Porém, mais do que isso, o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais é, neste momento, a única ferramenta organizativa possível de construirmos a resistência ao atual governo. Não estar no Fórum ou se negar a construí-lo é fornecer mais munição para nosso inimigo, que neste momento está encastelado no Palácio da Redenção. É fundamental continuar a organizar este Fórum, sempre na perspectiva de construir a UNIDADE de todos que estão sendo esmagados pelo governo.


0 comentários:

Postar um comentário