Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 18 de março de 2012

A vitória de Luciano Cartaxo e as eleições 2012 em João Pessoa

Acaba de ser anunciado o resultado das eleições internas no PT/JP, ocorrida durante todo o dia de hoje. Venceu a tese da candidatura própria do PT, liderada pelo deputado estadual Luciano Cartaxo, virtual pré-candidato do partido nas eleições municipais deste ano. Venceu por 271 votos de diferença: 1.497 contra 1226 que apoiava a aliança com o PSB na capital paraibana.
Este resultado traz muitas novas perspectivas no quadro político local, A primeira repercussão disso é o enfraquecimento do setor que apóia o governo Ricardo Coutinho no interior do PT, liderado pelo deputado federal Luiz Couto, que sai dessa disputa bastante enfraquecido: sem apoio da direção nacional do partido e, agora, sem apoio da maioria deste em João Pessoa.
O governador Ricardo Coutinho é o segundo derrotado. Vê, com a vitória de Luciano Cartaxo, aumentar o seu inferno astral. Ricardo enfrenta hoje seu momento mais difícil no governo, com perda acentuada de popularidade e enfraquecimento na Assembleia Legislativa. Como se não bastasse, o senador Cássio Cunha Lima anunciou recentemente que vai apoiar Cícero Lucena na disputa pela prefeitura da capital, para "atender a um desejo de seu pai", como afirmou o senador campinense. Isso sem falar que Ricardo Coutinho ainda tem que enfrentar vaias por onde passa e a oposição sistemática que começa a ser feita pelo recém-criado Fórum dos Servidores Públicos Estaduais.
Por fim, a vitória de Luciano Cartaxo provoca mais um grande derrotado: a pré-candidata Estelizabel Bezerra perde e muito com este resultado, pois sua candidatura tende a ficar ainda mais isolada, perdendo musculatura. Não nos surpreendamos se ela vier a renunciar à disputa eleitoral deste ano, escancarando ainda mais a crise no ninho governista. 
Para a Frente de Esquerda, que ainda esperamos construir junto com o PSOL, será mais um desafio a ser encarado de frente, pois agora o governo Dilma terá, em João Pessoa, sua candidatura puro-sangue. E isso será muito interessante para o debate político nas eleições 2012.

0 comentários:

Postar um comentário