Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chuvas revelam a João Pessoa real!


Todos/as sabem perfeitamente que a natureza tem suas próprias leis e que nem sempre estas são favoráveis ao ser humano, principalmente quando ela (a natureza) decide cobrar, à sua maneira, os estragos e agressões cometidos pelos seres humanos a ela. Por isso, não considero atribuir os estragos cometidos pelas chuvas que assolam nossa capital há dias como correto para os problemas que verificamos, especialmente na periferia da cidade.
Existe um problema que parece insanável ao longo dos anos em João Pessoa, e este atravessa a sucessão de prefeitos que temos tido na capital. Tal problema é a ocorrência, ano após ano, de problemas ocasionados pelas chuvas: barreiras caindo, casas sendo destruídas (e, consequentemente, famílias perdendo o lugar de moradia) e, por vezes, pessoas de todas as idades perdendo suas vidas. Todos os anos a triste história se repete e nenhum prefeito, ao longo de todos esses anos, fez alguma coisa para estancar o problema. 
A Prefeitura de João Pessoa, como de resto todas as capitais e grandes centros urbanos espalhados pelo nosso país, têm catalogados na ponta do lápis TODAS as áreas de risco existentes na cidade. E o que esta faz ao longo dos anos, particularmente em épocas de tempo seco, para resolver os problemas de tais áreas? NADA! Parece que esperam vir a época das chuvas para ocorrer os mesmos problemas de sempre (já citados acima) para aí irem até as áreas de risco e, tal qual urubus em cima de carniça, tomarem algumas providências e chorarem lágrimas de crocodilo perante os desabrigados e demais vítimas das enchentes.
Assim foi, por exemplo, no início deste ano quando da tragédia que se abateu sobre a região serrana do estado do Rio de Janeiro, que destruiu boa parte das cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Na ocasião, vazou na imprensa a informação de que o governador Sérgio Cabral tinha encomendado, em 2008 (ainda no seu 1º mandato), um estudo detalhado sobre a situação nas cidades destruídas pelas enchentes este ano. E que providências o governo do PMDB fluminense tomou para impedir tal tragédia? NENHUMA!
Tudo isso serve para mostrar (para quem quiser ver, evidentemente) o "zelo pela coisa pública" que tais governantes dizem ter. 
As chuvas que caem em João Pessoa e destroem a vida de centenas de milhares na periferia de nossa cidade está servindo para mostrar a João Pessoa REAL. Não essa que Ricardo Coutinho, inicialmente e agora Luciano Agra, tentam expor para a Paraíba. É numa hora dessas que percebemos o "zelo pela coisa pública" existente em João Pessoa, a partir dos destinos traçados pelos "MIB's" de nossa cidade (Homens de Preto, em inglês, retirado do filme do mesmo nome). 
A periferia está completamente ABANDONADA há anos e as chuvas apenas revelam o lado mais triste dessa situação. Desde 2005, a dupla Coutinho-Agra t~em se esforçado muito para realizar em nossa capital uma grande "maquiagem", com a construção e/ou reforma de praças, alargamento de algumas ruas e avenidas e construção de "elefantes brancos", como a Estação Ciência (que de ciência só possui o nome). Enquanto isso, a periferia da capital está entregue às baratas, ratos, moscas e outros animais de perigo à saúde pública. Por falar em saúde pública, esta quando andamos na periferia de João Pessoa, observamos o claro ABANDONO da prefeitura quando, em vários deles, faltam médicos, remédios, além de instalações físicas inadequadas para o funcionamento de um posto de saúde. No Valentina, bairro onde resido, o PSF onde eu e minha família estamos inscritos está há mais de 1 (um) ano sem médico. esta cena se repete em outros bairros da periferia de nossa capital. E o que a Prefeitura faz para resolver o problema? No mesmo Valentina, tem uma placa enorme da Prefeitura logo no início do Conjunto, vindo por Mangabeira, da construção de um novo prédio para o funcionamento de um PSF. Tudo muito bom se a comunidade deste que é um dos maiores conjuntos residenciais da Paraíba não estivesse enfrentando este grave problema nos PSF's do bairro, a falta de médicos. O que é mais barato para a Prefeitura? Contratar médico para os PSF's do Valentina ou fazer um prédio dos PSF's?
Esta é a triste realidade de nossa cidade que, por sinal, é a capital do estado. Uma cidade administrada por um "socialista" que trabalha para os ricos e só se lembra dos extratos mais pobres quando em período eleitoral. Perguntamos então: qual a diferença deste "socialista" para outros partidos de direita, como PMDB, PSDB e DEM? Com a resposta, você, caro/a leitor/a.

1 comentários:

  1. Nenhuma, Antônio.
    Você esqueceu de citar as crateras que se abrem nas ruas.
    Faz 2 meses, mais ou menos que aquela principal do Geisel (a rua do CAM e do Atacadão) está em péssimas condições de tráfego... Ajeitaram a parte da frente do CAM, é claro, a maquiagem q vc falou, enquanto 1 a 2 km mais a frente está um caos.
    Sem falar daquela rua do Geo Sul e da rua do Posto Z, nos Bancários. Moro aqui há 7 anos e nunca foram solucionados os buracos que se abrem todos os anos.
    Com relação, ao "socialista" Ricardo Coutinho, ele já disse quem era antes mesmo das eleições quando resolveu mudar de lado, prova q ele sempre esteve em busca apenas do poder e nada mais.
    Abraço,
    Thays.

    ResponderExcluir