Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 18 de setembro de 2022

"Votar útil para derrotar o inútil". Mas, quem é o "INÚTIL"???




Neste domingo, 18 de setembro de 2022, estamos a dois domingos daquela que é considerada pela Justiça Eleitoral e também pela burguesia brasileira, da "festa da democracia". Ou, como andam dizendo os lulo-petistas e seus satélites* (ou seriam melhor chamá-los de "lulo-alckmistas"???) de "as eleições mais importantes de nossas vidas". De todo modo, em 02 de outubro, exatos 156.454.011 de brasileiros e brasileiras dos quatro cantos deste país, segundo dados do TSE, estarão aptos/as a irem às urnas neste dia para escolherem entre 11 candidatos e candidatas a Presidente da República. Homens, mulheres, negros, negras, indígenas, quilombolas, heteros/as, LGBTs, deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida, idosos/as, trabalhadores/as da cidade e do campo, desempregados/as, todos e todas poderão decidir qual será, como diria o líder bolchevique Lenin, seu próximo tirano nos próximos quatro anos. Pois é isso que representa a "democracia" na qual vivemos. Um regime feito pelos que estão em cima, governando e ditando as regras para continuarem governando e explorando e oprimindo a classe trabalhadora, contando para isso com a grata colaboração da esquerda reformista e stalinista, como PT, PSOL, PCdoB e satélites espalhados pelo movimento dos trabalhadores.

Neste sentido, tem ganho expressão, especialmente dentro dos setores do movimento dos trabalhadores a pressão vinda daqueles e daquelas que apóiam a candidatura Lula/Alckmin - ainda que de forma envergonhada, muitos/as não falam no recém-convertido "socialista" Alckmin, o famoso ladrão de merendas das crianças nas escolas paulistas e líder da desocupação de centenas de famílias no Pinheirinho, em São José dos Campos -, que afirmam reiteradamente que é preciso votar em Lula no 1º turno para derrotar Bolsonaro, pois isso representa, segundo esta campanha, "votar útil para derrotar o inútil". Um dos problemas desta linha de raciocínio é que esta também serve a Bolsonaro e seus apoiadores, talquei???

Segundo esta campanha e este raciocínio, votar em candidatos como Ciro Gomes (PDT) e em Simone Tebet (MDB) podem levar Bolsonaro a um eventual 2º turno e, assim, forçar a realização deste novo "round eleitoral" entre o petista e o atual presidente no próximo 30 de outubro do corrente ano. Daí, decorrem duas perguntas: 1) onde fica a defesa histórica das eleições em dois turnos, aonde seria importante a ocorrência desta para que se desse a oportunidade dos vários projetos políticos poderem se expressar ao povo???; e 2) qual o medo de um eventual 2º turno??? 

Porém, a crítica mais importante a esta campanha feita pelos lulo-petistas - ou lulo-alckmistas - e seus satélites é quanto à caracterização do quem a ser o "inútil". Se classificarmos como "inútil" sendo Bolsonaro, temos acordo em parte. Porque, Bolsonaro cumpriu até agora um papel importante para um setor da burguesia deste país, como o agronegócio e parte da elite nacional e internacional que continua ganhando muito dinheiro às custas da rapina do patrimônio nacional e da ampliação do desmatamento ocorrido no país ao longo destes anos, com a "passada da boiada", adotada por este governo, sem falar na aprovação da "Reforma da Previdência" feita por este governo, seguida nos Estados por governos que se dizem "oposição" a Bolsonaro, mas que também atacaram duramente os servidores púbicos de seus Estados, como foi o caso da Paraíba, como o governador João Azevedo (PSB), que também aprovou a "Reforma da Previdência" em terras tabajaras. Assim, Bolsonaro não é tão "inútil" assim, pelo menos para um setor da burguesia nacional e internacional.

Mas, "inútil" para nós é o regime capitalista e a democracia burguesa que atualmente vivemos, que se reveste na consigna "Estado Democrático de Direito", cantado em verso e prosa, seja por setores do empresariado, seja por políticos que representam os interesses desse grupo, seja por setores reformistas ligados ao movimento dos trabalhadores, como PT, PSOL, PCdoB e seus satélites. E este "inútil", na nossa avaliação, deve ser destruído e, em seu lugar, deve ser construído uma nova sociedade, com uma nova orientação, dada pela classe trabalhadora, através dos Conselhos Populares formado pela classe organizada em seus locais de trabalho, de moradia, de estudos. Evidentemente, não acreditamos que isso se dará através de um processo eleitoral comandado pela burguesia, com suas regras antidemocráticas, que excluem da participação do processo eleitoral a única candidatura negra, operária e socialista desta eleição, representada pela companheira Vera Lúcia, do PSTU e do Polo Socialista Revolucionário, e que está acompanhada nesta eleição da companheira Raquel Tremembé, mulher indígena, lutadora das causas dos nossos povos originários e que, assim como Vera, também é alijada deste processo "democrático" das eleições deste ano, determinado na prática pelas regras dos meios de comunicação que, apesar de serem concessões públicas, numa hora dessas escolhem quem a classe trabalhadora deve ou não conhecer - e, consequentemente, apoiar para votar em 02/10 -. Portanto, participar das eleições deve ter como objetivo denunciar este regime explorador e opressor sobre nossa classe e, ao mesmo tempo, buscar colocar (na medida do possível) nossas propostas de superação desta realidade, assim como começar a preparar a classe trabalhadora para os tempos que virão, pois, independente de quem ganhe nestas eleições, a "paulada no lombo" sobre a classe virá e não será qualquer paulada. Deveremos estar preparados/as para os tempos difíceis que virão para resistirmos e, sobretudo, LUTARMOS na defesa dos nossos direitos!!!


*Quando citamos satélites ao longo do texto, logo após de falarmos no PT e em outros partidos, queremos nos referir a organizações do movimento dos trabalhadores que sempre estão "coladas" a este, como CUT, MST, MTST, UNE, dentre outras!!!


POR UMA ALTERNATIVA SOCIALISTA E REVOLUCIONÁRIA!!!

VERA LÚCIA/RAQUEL TREMEMBÉ

PSTU 16





0 comentários:

Postar um comentário