Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 25 de janeiro de 2020

Os lucros dos empresários de ônibus de João Pessoa e a conivência da PMJP





Os motoristas de ônibus de João Pessoa realizaram um protesto na capital paraibana em outubro do ano passado por conta de salários atrasados da categoria. O portal G1 PB, em sua matéria sobre esta atividade (https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/10/21/motoristas-retomam-atividades-e-onibus-voltam-a-circular-em-joao-pessoa.ghtml), fez um diagnóstico sobre o transporte público de João Pessoa, aonde colocava que a cidade é abastecida com 475 ônibus, que transportam 175 mil passageiros por dia (à época). Pegando esses dados elencados pela matéria de 21 de outubro de 2019, um amigo meu fez as contas com o novo reajuste das passagens de ônibus feito pelo Conselho de Mobilidade Urbana, da SEMOB, e chegou a conclusões impressionantes acerca dos lucros líquidos dos empresários de ônibus da nossa capital. Apesar de toda chiadeira deste setor. Confiram.
Segundo esses cálculos, se temos 475 ônibus circulando transportando 170 mil passageiros por dia, a receita disso, diariamente a R$ 4,00 é igual a R$ 680 mil. Dividindo este total pelo número de ônibus, temos uma receita diária por ônibus de R$ 1.431,58. Multiplicando este valor por 30 dias (um mês), chegamos ao total de R$ 42.947,37, sendo esta a receita mensal de cada um dos 475 ônibus de nossa capital.
Tirando cerca de R$ 12 mil para pagar os trabalhadores, impostos e manutenção, os empresários ficam com um lucro líquido de R$ 25 a 30 mil por mês de cada ônibus. Por ano, cada ônibus dará um lucro líquido ao empresário entre R$ 300 a 360 mil.
Este é o setor que explora os trabalhadores, possui uma das piores frotas do país, oferecendo um dos piores serviços aos usuários mas, no entanto, mais "choram" por supostos prejuízos que enfrentam. Tudo isso contando com a conivência da PMJP ao longo dos anos, independente do partido que esteja no comando do órgão. 
Por isso, é preciso ser contra o aumento das passagens e, além disso, defender a estatização do sistema de transporte coletivo, com a implantação de um Conselho Popular formado por trabalhadores do setor e usuários administrando este sistema.








1 comentários:

  1. Parabenizo por essa ação e quero dizer, eles só tem lucros não tem dispesa mas lucros sobre lucros.

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