Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Bayeux entra para a História.........Pela positiva ou negativa, cada um/a escolhe!!!




Além da data oficial de sua emancipação política - 15 de dezembro de 1959 -, Bayeux terá, a partir de agora, duas outras datas a incluir em seu calendário histórico, com os recentes acontecimentos ocorridos em 2017, ambos com a figura de Berg Lima: 05 de julho e 29 de dezembro deste "memorável" ano para a quase sexagenária cidade paraibana, distante apenas 6km do centro da capital, João Pessoa.
Para alguns/algumas moradores/as da cidade, ambas as datas podem significar tropeço e redenção, nesta ordem; ou vergonha, nos dois momentos. Ou quaisquer sinônimos que queiram dar aos fatos. Na verdade, este blogueiro e militante político acredita que Bayeux perdeu a grande chance - histórica, inclusive - de mostrar ao país de como se faz ao aplicar a lei, dentro e fora do parlamento, com povo nas ruas, contra aqueles que se utilizam do cargo público para se beneficiarem. Mas, não foi assim que 10 vereadores/as da cidade entenderam e, desta forma, acabaram por salvar da cassação o prefeito afastado Berg Lima (sem partido), mesmo com as mais elementares provas constantes num farto processo movido pelo MP da Paraíba, através do Gaeco.
Os/as 10 vereadores/as que salvaram Berg Lima da cassação têm nome e partido e são: França (Podemos), Netinho (PSD), Kita (PSB), Subtenente Ricardo (PP), Lico(PSB), Zé Baixinho (PMN), Guedes da Informática (Podemos), Noquinha (PSL), Uedson Orelha (PSL) e Adriano do Táxi (PSL). Esses/as são os/as responsáveis pela situação que Bayeux, a 5ª cidade da Paraíba em PIB do nosso Estado, ainda atravessará por mais alguns anos.
Pois se nosso país atravessa uma grave crise econômica e política (apesar do governo Temer e seus fiéis aliados insistirem em repetir que não), em Bayeux, o ano de 2017 não foi diferente, especialmente a partir da 05 de julho, com a prisão em flagrante de Berg Lima. Evidente, que há todo um histórico (negativo) antes daquele trágico episódio, que alguns quererão esquecer, mas estaremos sempre aqui, tal qual o grilo falante da velha fábula por todos/as conhecida a relembrar aos incautos/as "esquecidos/as". 
O que importa a dizer, neste momento, é que Bayeux perdeu esta chance histórica de se mostrar ao Brasil e ao mundo como uma cidade diferente, dentro de um país cheio de sujeiras e escândalos diários de gente corrupta e sem escrúpulos, que encara o público como sendo seu e que "escarra nessa boca que te beija", como diria o brilhante Augusto dos Anjos!!!
Não é preciso ser um expert em Direito nem tampouco ser ministro do STF para saber que, logo após o encerramento do recesso judiciário do TJPB, que acaba no próximo dia 20 de janeiro deste ano, os advogados de Berg Lima (pagos com o dinheiro público de cada trabalhador/a honesto, decente e pobre de Bayeux, desde que este foi preso em flagrante), entrarão com um recurso naquela Casa Judiciária pedindo que este retorne ao cargo de prefeito de Bayeux, já que os/as 10 vereadores/as da cidade o livraram da cassação, no final do ano passado. E a justiça paraibana, muito provavelmente, atenderá ao pedido, já que assim tem sido o comportamento do judiciário quando as Casas Legislativas tratam os casos envolvendo seus pares. E, após isso, acontecerá provavelmente o que nós, que fazemos parte do Coletivo Resistência, Luta e Participação - Oposição à Direção do SINTRAMB -*, tanto temíamos que ocorresse em nossa cidade: que esta se transformasse, efetivamente, em uma Santa Rita II, com ambos os lados recorrendo à justiça para ocupar a cadeira principal da Prefeitura, num jogo de puro poder, deixando a cidade e seus habitantes completamentes paralisados/as!!!
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos........................ 

*Em outro artigo, abordaremos a omissa participação da atual direção do SINTRAMB durante toda essa crise!!! 

0 comentários:

Postar um comentário