Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 2 de agosto de 2015

Como se destrói uma tradição popular (ou de como a PMJP e D. Aldo Pagotto não gostam da Festa das Neves)


Na próxima quarta-feira, 05 de agosto, a cidade de João Pessoa completará 430 anos de fundação. Nossa capital é a 3ª mais antiga do país, atrás apenas de Salvador e Rio de Janeiro (http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/08/joao-pessoa-3-capital-mais-antiga-do-brasil-completa-427-anos.html). Neste sábado, 1º de agosto, iniciou-se mais uma edição da tradicional Festa das Neves, que celebra com o povo esta data tão importante.
A Festa das Neves recebe este nome por João Pessoa, em 1585, ter recebido dos portugueses o nome de Filipéia Nossa Senhora das Neves. E esta festa passou a ter uma importância no imaginário coletivo da cidade de forma impressionante.
Porém, esta importância tem sido sistematicamente fustigada nos últimos anos por uma dupla que, antes de mais nada, deveriam ajudar a preservá-la perante as gerações: a PMJP e o arcebispo D. Aldo Pagotto. Mas, justiça seja feita, quem iniciou esse ataque à nossa festa mais tradicional foi a PMJP, no governo de Cícero Lucena, seguido após por Ricardo Coutinho, Luciano Agra e agora, o outro Luciano, o Cartaxo.
Quando prefeito, Cícero Lucena (PSDB) decidiu deslocar a Festa das Neves do seu tradicional espaço - a rua General Osório, no centro histórico da capital - para o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Ora, não precisa ser doutor em História para saber que, quando você altera o espaço tradicional de uma festa popular, isso representa o início da destruição deste símbolo da cidade. E foi isso que ocorreu, com Cícero Lucena iniciou-se o fim da Festa das Neves.
Quando adolescente de férias em João Pessoa - pois morava, nesta época, em Maceió/AL -, a festa tinha 30 dias de duração e era um encantamento em toda a cidade, especialmente na juventude.
O prefeito que o sucedeu, Ricardo Coutinho (PSB), vindo dos movimentos sociais e que conseguiu montar uma boa equipe de agentes culturais na PMJP, para surpresa geral, deu prosseguimento à destruição da Festa das Neves. Reduziu-se o tamanho da festa e, sobretudo, o tempo de duração desta. Com estas medidas, Ricardo Coutinho avançou nesta política e agora, contando com o aval do arcebispo de Paraíba, D. Aldo Pagotto. Seu sucessor no comando da PMJP, Luciano Agra, teve a mesma prática.
Eis que chega à PMJP o petista Luciano Cartaxo. Este, para ser diferente de seus antecessores - infelizmente, para pior - começa a colocar uma pá de cal na tradicional Festa das Neves. Além de se aliar com D. Aldo Pagotto nesta intenção, ele diminui ainda mais o tempo de duração da festa. Agora, são 5 dias!!!
O risível para justificar esta medida é o argumento usado pela SEMOB de que a festa causa transtornos ao trânsito, por isso a diminuição do tempo da festa. Imaginem, meus /minhas caros/as, se este mesmo argumento fosse utilizado pelos departamentos de trânsito para a realização do carnaval de Olinda, do Recife, para a Oktoberfest (que dura um mês inteiro em Blumenau), para o São João de Campina Grande (que, apesar de ter um espaço específico para a realização do evento, as ruas próximas ao Parque do Povo são bloqueadas à noite para a realização da festa). Notemos então que a justificativa da PMJP é indefensável. 
A Festa das Neves provocava um frisson nesta cidade. As pessoas, especialmente as de mais baixa renda, se esforçavam para comprar uma roupa nova para suas famílias para "estrearem" na festa. Os casais de namorados marcavam encontros na festa. Além disso, quantos casamentos não se iniciaram por causa de "Nevinha", como carinhosamente algumas pessoas tratavam a festa? O povo esperava, ansioso, o início da festa. Hoje, acompanhando o movimento feito pela PMJP e o representante da Igreja Católica, há um crescente desinteresse popular em relação á festa. Some-se a isso a extinção de outras festas populares em nossa cidade, como a Festa das Hortências, uma das mais tradicionais de João Pessoa e que foi também destruída de forma sistemática. Poucas pessoas se lembram que, algum dia, existiu essa festa de rua em nossa capital. Não duvido que isso poderá ocorrer com a Festa das Neves dentro de algum tempo.
Mas, aí vem a pergunta que não quer calar: PQ A PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA E O ARCEBISPO DA PARAÍBA, D. ALDO PAGOTTO, PERSEGUEM TANTO A MAIS TRADICIONAL FESTA DE NOSSO POVO? 
Com a palavra, a PMJP, o arcebispo D. Aldo Pagotto ou seus aliados!

0 comentários:

Postar um comentário