Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Yes, nós temos apartheid!!!



Recentemente, todos assistimos às cenas de brutalidade praticadas pela PM paulista contra jovens da periferia paulistana num shopping por estes se reunirem em um dos "rolezinhos" marcados pela internet. Isso porque a administração do shopping solicitou o auxílio da PM a expulsão dos jovens do centro comercial, amparada numa liminar judicial que previa, inclusive, multa de R$ 10 mil para cada participante do "rolezinho". E a PM paulista, com sua tradicional "diplomacia", fez isso da forma como bem conhecemos: a la cassetete e balas de borracha, provocando um tumulto muito maior do que a administração do shopping supunha que os jovens poderiam provocar com o "rolezinho".
Isso já havia ocorrido em João Pessoa no ano passado no Shopping Tambiá quando jovens haviam marcados um encontro na praça da alimentação daquele centro comercial e foram brutalmente arrancados do local por seguranças privados e PM's chamados pela direção do estabelecimento. 
Na verdade, o que estamos começando a assistir é aquilo que já sabemos existir há muito tempo e que começa a se expor de forma mais visível agora: o apartheid social que existe em nosso país.
A juventude pobre e negra que vive nas periferias de nossas cidades, sem nenhuma condição de acesso a alguma opção de lazer, ao mesmo tempo que percebe uma ilha de opções diversão crescendo ao seu redor, como a construção de shoppings, vê nisso uma oportunidade de entretenimento. Porém, percebe que este lazer é dirigido não à "nova classe média" construída pelo governo do PT nos últimos 10 anos, conforme divulgado ufanisticamente pela propaganda oficial e pelos apoiadores do governo, mas sim para os de sempre - os que têm dinheiro e cara de riquinho/a -. Essa é a democracia que vivemos em nosso país de prosperidade petista!!!
Nos causa mais espanto e, ao mesmo tempo, ojeriza é quando verificamos fatos desse tipo ocorrerem em um país cujo governo, nos últimos 10 anos, promove uma propaganda enganosa de promoção de "distribuição de renda" que vem sendo confrontada diretamente pela realidade e não por outra coisa qualquer. Os "rolezinhos" são em exemplo claro de que a "distribuição de renda" petista é, no mínimo, questionável do ponto de vista de sua aplicabilidade. Não é possível que os petistas continuem cegos/as quanto a isso! 
Na verdade, o que estamos presenciando com os "rolezinhos" é uma continuidade do processo que se abriu em junho, com as mobilizações pela luta por um transporte público de qualidade, seguido por grandes passeatas por melhorias nos serviços públicos de saúde, educação, moradia, dentre outros pedidos. Não sabemos onde este momento vai dar, mas é preciso que todos/as lutadores/as e organizações do movimento emprestem todo o apoio necessário a esta luta justa da juventude da periferia das cidades que querem apenas ter o direito de se divertir, nada além disso.
Os empresários dos shoppings alegam, de forma cínica, que o espaço é privado e, por isso, eles têm o direito de defender o patrimônio deles e dos comerciantes que ali estão. Porém, partindo do pressuposto dessa discussão jurídica, aonde fica o direito de ir e vir desses jovens? Além disso, é nesse momento que verificamos, com mais nitidez, o papel da PM ao criminalizar a juventude pobre de nosso país pelo simples fato de que esta procura diversão.
Esta é a face do preconceito e da discriminação mais explícita que se apresenta em nosso país à juventude pobre e negra de nosso país.
Esta é a face do nosso apartheid social. 

0 comentários:

Postar um comentário