Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Deixem de arrodeio, acabem logo com a Festa das Neves!!!




"Festa das neves não acontecerá mais no Centro, anuncia procurador de Justiça
O procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania, Valberto Lira, anunciou na manhã de hoje, durante entrevista ao programa ‘Tambaú Debate, que a parte profana da Festa das Neves acontecerá em outra localidade da capital.
De acordo com Valberto Lira, a nova localização da Festa das Neves será definida em reuniões com representantes da Prefeitura de João Pessoa. Ele justificou que a decisão sobre a mudança do local do evento se dá pelos problemas na área de segurança e congestionamento do trânsito."

Esta foi a matéria divulgada pelo site do jornalista Luís Torres em seu blog na segunda-feira, 12 de agosto, reproduzindo a lamentável declaração dada pelo procurador de justiça, Valberto Lira, sobre a Festa das Neves, a mais tradicional de nossa cidade.
Nunca uma tradição foi tão atacada nos últimos anos quanto a Festa das Neves. Primeiro, com o ex-prefeito e hoje senador pela Paraíba, Cícero Lucena, quando teve a "fantástica" ideia de colocar a Festa das Neves no anel interno da Lagoa do parque Solon de Lucena; depois, veio Ricardo Coutinho que, junto com o atual arcebispo da paraíba, D. Aldo Pagotto, continuaram a solapar a parte profana de "Nevinha", como popularmente era e sempre foi chamada a NOSSA Festa das Neves, encurtando o período de duração desta e mudando o seu tradicional local, não mais colocando a festa na rua General Osório, por um pedido desse que é, sem dúvida, um dos mais atrasados arcebispos que a Paraíba já teve nos últimos tempos.
Agora, vem o procurador de justiça somar esse coro dos ataques à Festa das Neves e afirmar que, a partir do próximo ano, ela não mais acontecerá no centro da cidade. E para onde irá então, caro Valberto Lira? Já ouvi dizer que iria para o Parque de Exposições, no Cristo, o que seria uma lástima.
O que essas pessoas não entendem ou não querem entender é que: 1º) a Festa das Neves NÃO pertence a eles - Cícero Lucena, Ricardo Coutinho, D. Aldo Pagotto, Valberto Lira ou ao raio que os partam -, mas ao povo dessa cidade; e 2º) a Festa das Neves TEM que acontecer é no CENTRO DA CIDADE mesmo, pois a sua razão de ser é em comemorar o nascimento da cidade, que se deu exatamente ali onde hoje ela acontece. Por isso, ela é uma Festa TRADICIONAL! Qualquer outra coisa neste sentido é acabar com a HISTÓRIA da cidade. Aonde estão os membros do IHGP? Não estão vendo isso não? Ou estão concordando com esse absurdo?
A PMJP e o prefeito Luciano Cartaxo precisa se pronunciar sobre isso. Queremos saber também qual a posição da Funjope a respeito disso. Precisamos também de um posicionamento firme do vereador Fuba. Esse é um assunto que diz respeito a todas as pessoas que vivem nessa cidade e que assistem, todos os anos, ao funeral de uma de suas maiores tradições populares, a Festa das Neves. E que, caso seja encaminhada a proposta de Valberto Lira, será colocada definitivamente a pá de cal sobre ela. Se é isso que vocês querem, deixem de arrodeio, acabem logo com a festa!

0 comentários:

Postar um comentário