Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

domingo, 23 de junho de 2013

Para onde vai esse movimento do dia 20/06?





No dia 20/06, o país parou, literalmente. Milhões de brasileiros foram às ruas em todas as capitais e em outras cidades do Brasil protestando contra o aumento das passagens do transporte coletivo, mas também lutando contra a PEC 37, a "cura gay", por mais verbas para educação e saúde públicas, contra a corrupção, enfim, várias pautas populares engasgadas nas gargantas do nosso povo já há muito tempo, por conta dos efeitos de uma política econômica que, apesar do discurso oficial do governo Dilma, só tem beneficiado uma pequena elite e prejudicado centenas de milhares, apesar das aparências.   
Em João Pessoa, não foi diferente. Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de nossa cidade neste dia 20/06, que já entrou para a História do país e de nossa "Cidade das Acácias". Particularmente, em 26 anos de militância política, nunca havia visto tanta gente reunida em torno de algumas causas tão justas, como as citadas acima. Como havia dito em algumas entrevistas no dia anterior ao movimento em alguns meios de comunicação, teríamos - e tivemos, o dia 20/06 confirmou isso - uma manifestação superior ao que foi o "Fora Collor", em 1992. 
Porém, não temos como esquecer o ponto negativo da manifestação do dia 20/06. Como no resto do país, em João Pessoa demonstrou-se um elemento de cunho fascista de forma impressionante, ao se colocar de forma violenta contra a presença dos partidos políticos de esquerda e suas bandeiras. Particularmente, isso se deu de forma mais clara contra o meu partido, o PSTU, que embora reconhecido por alguns naquele movimento como sendo de luta, foi repudiado de uma maneira absurda, sem qualquer sentido lógico, por uma massa manipulada pela mídia e, especialmente, pela direita organizada que estava na manifestação dirigindo um grupo razoável de pessoas e que foi decisiva não apenas para esta ação antipartidos como também para a mudança de rumo do trajeto da marcha, que deveria seguir para o Palácio da Redenção e ao Paço Municipal da PMJP, para seguir à Epitácio Pessoa, para dessa forma se transformar num desfile fora de época das "Muriçoças do Miramar". Nada contra as "Muriçoças", ADORO, mas foi nisso que a direita organizada na manifestação quis que o ato POLÍTICO se transformasse e conseguiu.
Sem falar que no meio do movimento, além da atitude FASCISTA de atentar contra a presença dos partidos e tentar tomar suas bandeiras, a direita organizada ainda fazia ecoar sua política com bandeiras como "pela redução da maioridade penal", "não ao ato partidário" e coisas do gênero. 
O dia 20/06 foi um dia histórico porque nos mostrou que existe um grande insatisfação do povo com os rumos da política econômica atual e que é preciso manter as manifestações após essa primeira vitória, que foi a redução no valor da tarifa dos transportes. Porém, é preciso ampliar o movimento para outras demandas que apontam para outro modelo econômico adotado pelo PT  e PSDB nos últimos anos em nosso país. 
É preciso também reunir as demais organizações políticas e sindicais e definir um dia de luta e paralisações, porque temos que chamar os metalúrgicos, os operários da construção civil, os professores, os bancários, para estarem aqui com suas bandeiras e reivindicações, para lutar contra os fascistas, para conseguirmos as reivindicações da nossa classe.
Os partido e as organizações da luta do povo trabalhador do povo brasileiro NÃO podem se deixar vencer por alguns poucos FASCISTAS. VAMOS DAR A RESPOSTA A ELES VOLTANDO ÀS RUAS, QUE SÃO O REAL ESPAÇO DAS LUTAS DO POVO TRABALHADOR DE NOSSO POVO!!!

3 comentários:

  1. O PSTU se aproveita dos movimentos para ganhar notoriedade, desqualificando as manifestações que não são partidárias, mas do povo. Por acaso se vê bandeira de outros partidos? Há militantes de todos os partidos ali, mas ninguém precisa levantar bandeiras para se fazer notar. O repúdio dos manifestantes É JUSTO SIM!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que os manifestantes tomaram o rumo errado , no mesmo dia foi aprovado na câmara dos vereadores o reajuste no salario do prefeito, penso que,além da manifestação se dirigir ao palácio da redenção e para o paço municipal como acima citado, deveria se dirigir, também, para câmara dos vereadores. Penso que muitos ali, presentes nas manifestações, foram embriagados pelo onda de protestos que acontecem no país e motivados por atitudes "modinha" não tem nenhuma consciência política, não sabem ouvir opiniões contrárias as deles, querem aparecer se aproveitando da situação e passar uma imagem da qual não cultivam na vida cotidiana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Radical, estava em frente ao Lyceu e vi os fascistoides expulsando o PSTU e depois vi você no carro de som. Fiquei me perguntando ????? mas tudo bem. Seria interessante fazermos uma reflexão sobre tudo, pois esses que estão na rua São aqueles que aprenderam conosco, importante lembrar que o que caracteriza a esquerda no país é essa falta de reflexão e aí amigo a vaca para para o Roger. SDS Feminista e Petista.

    ResponderExcluir