Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Afinal, quem se curvou a quem no episódio do Rio Jaguaribe/Manaíra Shopping? O PT ou prefeito Luciano Cartaxo?


A cidade de João Pessoa assistiu, nos últimos dias, a uma "briga de cachorro grande", como costuma dizer o povo na sua sabedoria. Trata-se da polêmica sobre a reforma feita no Shopping Manaíra (mais uma) que, segundo o deputado estadual Anísio Maia (PT), estaria sendo feita de forma irregular pelo citado estabelecimento, causando segundo o deputado petista, mais um crime ambiental. Anísio foi mais além e disse que, com esta obra feita, "o poder público está sendo desmoralizado" (www.pbagora.com.br, de 23/01/13).
No dia 28 de janeiro do corrente ano, cinco dias após a grave denúncia do parlamentar petista, o presidente do PT de João Pessoa, Jackson Macedo, divulgou uma nota na imprensa afirmando, com todas as letras, que "o governo do prefeito Luciano Cartaxo não estará refém de especulação imobiliária, de pressões monopolistas e nem subordinará o bem comum de toda cidade aos interesses imediatos do capital privado". Além disso, presta solidariedade ao deputado Anísio Maia e afirma que "o PT está junto, solidário e atento a essas questões".
Porém, neste dia 29 de janeiro, um dia após essa nota do PT/JP ter sido amplamente divulgada na imprensa paraibana, eis que somos surpreendidos com a decisão da Semam de liberar a obra do referido empreendimento. "Fomos lá e observamos que não existe nenhuma irregularidade. Não existe essa história de aterramento do Rio Jaguaribe. O que estava sendo feito era apenas a junção de areia para que as máquinas pudessem ficar estáveis no solo", afirmou Edilson Nóbrega, secretário da Semam.
Toda João Pessoa sabe que, se vivêssemos num país sério, o Shopping Manaíra não teria nem um tijolo levantado, quanto mais a estrutura que possui hoje. Os que vivem nessa cidade e acompanham sua realidade, sabem que este shopping foi erguido sobre um mangue, causando um prejuízo ambiental de danos irreversíveis. Posteriormente, outras reformas foram feitas também causando prejuízos ao "bem comum", como destaca a nota do presidente municipal do PT.
Porém, o que assistimos mais uma vez é a vitória do poder econômico sobre o "bem comum". E com uma pitada de desmoralização do poder público, a que se referia o deputado petista Anísio Maia. Afinal de contas, depois da grave denúncia do parlamentar, referendada pela direção municipal do PT, eis que surge um órgão público, ligado diretamente ao prefeito Luciano Cartaxo, e avalia a reforma feita no shopping.
A pergunta estampada no título desse artigo traz em si a própria resposta: o governo de Luciano Cartaxo sai desse episódio provocado por aliados seus completamente DESMORALIZADO. Pois, após tanto alarde do deputado e da direção municipal do PT, afirmando com veemência que nem o partido nem o prefeito Cartaxo se curvariam a interesses privados em detrimento do "bem comum", recebem como troco o aval da Semam, liberando (mais uma vez, pra variar) obras no citado empreendimento.
Procura-se uma diferença substancial entre o governo do PT e os demais que já passaram pela PMJP.




0 comentários:

Postar um comentário