Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O que um mensalão não faz.......



O ministro da Justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo (PT/SP), surpreendeu o país nesta terça-feira, 13 de novembro de 2012, num encontro com 300 empresários organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), realizado num hotel em São Paulo. Na ocasião, o ministro da Justiça, segundo a Folha, respondia a uma pergunta sobre a adoção da pena de morte em nosso país e, sobre isso, teria respondido: "Se fosse para cumprir muitos anos em uma prisão, em algumas prisões nossas, eu preferia morrer". Em outro momento do encontro, José Eduardo Cardozo classificou as prisões brasileira como "medievais" e que não cumprem a função de ressocializar as pessoas. "Quem entra no presídio como um pequeno delinquente, muitas vezes sai como membro de uma organização criminosa para praticar grandes crimes", concluiu o ministro. Além disso, continua o ministro, nossas prisões violam os direitos humanos, por conta de suas superlotações.
A surpresa das declarações do ministro se dá porque se espera tudo de um ministro da Justiça, menos que ele assuma os erros de seu governo. Sim, porque quando ele vem de público afirmar tudo isso que nós, pobres mortais, já sabemos há séculos é porque as coisas já chegaram a um patamar tão insuportável que não há outra saída para o governo a não ser assumir sua culpa nisso tudo. Mas, assumir a culpa só não basta, é preciso resolver o problema. E qual a solução para esse problema que o governo Dilma, através de seu ministro da Justiça, aponta? Até agora, não sabemos e, muito provavelmente, continuaremos sem saber. Pelo menos, até 2014 quando, num passe de mágica, todos os problemas do país e do mundo serão resolvidos porque, afinal de contas, Dilma precisará de.......... mais 4 anos, né, gente?



Bom, mas tem mais uma explicação para toda essa preocupação com nosso sistema prisional demonstrada pelo nosso ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Só vim perceber quando li atentamente a matéria da Folha. Nela, percebi que o encontro com empresários onde ele fez esta declaração se deu um dia após o seu colega de partido, o ex-chefe da Casa Civil no governo Lula, Zé Dirceu, ter sido condenado a 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, além de seus outros amigos, como Zé Genoíno, ex-presidente nacional do PT, e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares (6 anos e 11 meses e 8 anos e 11 meses, respectivamente). Todos por corrupção ativa e formação de quadrilha, segundo o STF, por conta do mensalão da era Lula. Assim, minhas "anteninhas de Chapolin Colorado" vibraram intensamente e me veio a indagação: será que o José Eduardo Cardozo passou a se preocupar com o estado de nossas prisões apenas por conta dos motivos apresentados aos empresários ou por conta das penas que seus colegas de partido sofreram e que, portanto, terão quer cumprir em algumas dessas prisões "medievais e violadoras de direitos humanos"? Com a palavra, o ministro da Justiça! O que um mensalão não faz, hein?  

0 comentários:

Postar um comentário