Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

terça-feira, 6 de julho de 2010

Uma avaliação mais atualizada do "Escola Nota 10", de Ricardo Coutinho


Em 28 de março próximo passado, fizemos uma análise do principal programa educacional do então prefeito de nossa capital e hoje candidato da oposição de direita, Ricardo Coutinho - PSB - o "Escola Nota 10" e perguntávamos, ao final do artigo, se este realmente merecia esta nota.

O MEC acaba de divulgar, há alguns dias, o novo IDEB, com os dados definitivos do ano de 2009. Quando escrevemos o artigo, em março passado, ressaltávamos naquela oportunidade que fazíamos aquele baseado em duas premissas importantes a serem verificadas: 1- que os dados fornecidos pelo MEC, naquela oportunidade, eram projeções e; 2- que realizaríamos nossa análise com os dados do IDEB dos anos finais, quando os alunos/as estão saindo da escola. A primeira premissa está descartada agora nesta análise que ora fazemos, pois como afirmamos anteriormente, o MEC já divulgou o IDEB definitivo de 2009, mas a segunda continua valendo.

Iremos realizar nossa análise utilizando também a pesquisa feita pelo IDEME apontando os 15 municípios paraibanos de maior e menor PIB e, assim, fazermos um comparativo do IDEB destes com o de João Pessoa na era Ricardo Coutinho.

Antes da análise em cima destes dados, vamos aos números definitivos do IDEB 2009, segundo o MEC, dentro dos 15 municípios de maior PIB e os 15 de menor PIB na Paraíba:

João Pessoa - 3,4

Campina Grande - 2,9

Cabedelo - 3,2

Santa Rita - 2,4

Bayeux - 2,8

Patos - 3,0

Caaporã - 2,9

Cajazeiras - 2,7

Sousa - 2,3

Guarabira - 2,8

Pedras de Fogo - 2,9

Conde - 3,3

Mamanguape - 2,2

Alhandra - 2,7

Sapé - 2,6

Analisando os 15 municípios mais ricos da Paraíba, já se percebe uma diferença em relação ao estudo anterior feito por nós, em março deste ano, com as metas projetadas pelo MEC. Naquela oportunidade, João Pessoa, o município de maior PIB da Paraíba perdia para outros 8 municípios dentre os 15 de maior PIB - Campina Grande, Cabedelo, Caaporã, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Conde e Alhandra - e agora, com os números definitivos do MEC, isso não ocorre mais, muito embora municípios como Conde, Cabedelo e Patos se aproximem muito do índice alcançado pela Cidade das Acácias.

Vamos agora olhar para a situação do IDEB dos 15 municípios de menor PIB do Estado e a sua relação com o estudo anterior:

Bom Jesus - 3,8

Passagem - 3,3

Bernardino Batista - 2,8

Amparo - 3,1

Riacho de Sto. Antonio - 3,1

Santarém - s/IDEB dos anos finais

Várzea - 3,9

Carrapateira - 4,5

Zabelê - IDEB não disponível

Curral Velho - 3,1

Parari - IDEB não disponível

Coxixola - IDEB não disponível

São José do Brejo do Cruz - 2,9

Areia de Baraúnas - 2,6

Quixabá - 3,8

Também neste ponto aqui há uma pequena melhora para o município de João Pessoa. No estudo anterior, João Pessoa perdia para 8 municípios mais pobres da Paraíba - Bom Jesus, Amparo, Santarém, Várzea, Carrapateira, Curral Velho, São José do Brejo do Cruz e Areia de Baraúnas -. Neste novo estudo, 3 municípios da análise anterior permanecem á frente de João Pessoa - Bom Jesus, Várzea e Carrapateira - e mais um somou-se a lista - Quixabá - que no estudo anterior sequer tinha IDEB disponível e agora conta com um índice de 3,8. No mínimo, decepcionante para as pretensões de quem deseja ocupar a cadeira mais importante de nosso Estado.

E agora, mais uma vez, a pergunta, caro/a leitor/a: você acha, realmente, que o programa "Escola Nota 10" de Ricardo Coutinho merece esta nota?


0 comentários:

Postar um comentário