Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

sábado, 19 de novembro de 2011

É preciso denunciar o golpe que a burocracia do SIMPERE, ligada à CUT/CTB, está aplicando na categoria

Mesmo após a profunda derrota sofrida pela burocracia ligada à CUT/CTB no SIMPERE - Sindicato Municipal dos Profissionais do Ensino do Recife - nas eleições ocorridas nos dias 10 e 11 de novembro, esta não se cansa de continuar aplicando golpes na categoria dos/as professores/as da capital pernambucana. Pior: a direção ligada à CUT/CTB e ao gabinete do prefeito João da Costa (PT) AINDA  não entendeu o recado que as urnas das eleições deram através da vitória acachapante da chapa 3, representada pelos/as lutadores/as da CSP Conlutas, ou seja, que a categoria do SIMPERE quer mudança no sindicato, quer o sindicato de volta à luta, consequentemente, rejeitou por completo a paralisia e o atrelamento à Prefeitura do Recife, feito nos últimos 3 anos pela atual gestão que, felizmente, está chegando ao fim.
Porém, a atual gestão da CUT/CTB/Prefeitura do Recife continua com seu "saco de maldades". Depois de, junto com o prefeito João da Costa, privatizar o Recife Saúde e não fazer nada para impedir o avanço da precarização das condições de trabalho da categoria e da infraestrutura das escolas municipais do Recife, agora estes pretendem realizar no apagar das luzes de sua (indi)gestão um Congresso da categoria profundamente burocratizado, totalmente afastado da categoria que ela diz representar. 
O SIMPERE, segundo informes dos/as companheiros/as da CSP Conlutas, deve ter algo de cerca de 5.000 trabalhadores na base, sendo 3.500 filiados ao sindicato (segundo dados de agosto/2011, que era o critério adotado para poder votar nas recentes eleições). Pois bem, segundo também os mesmos companheiros/as da CSP Conlutas, o Congresso convocado pela burocracia deverá ter entre 50 a 100 delegados. Ou seja, pouco mais de 1% de representação da base! Além do mais, o evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro (quarta, quinta e sexta-feira que vem). Outro elemento importante desse congresso: ele será realizado em Olinda, apesar da categoria ser de Recife. Perguntamos: algum trabalhador/a terá condição de ir a um congresso convocado para esses dias, no meio da semana? Perguntando de maneira melhor: isso, realmente, é um congresso para trabalhadores/as de base?
A convocação deste congresso atende apenas aos interesses da bucrocracia da CUT/CTB. Pretendem, com este, amarrar a futura gestão da entidade à Prefeitura do Recife através de algumas resoluções políticas, já que sabem que esta não possui nenhum acordo político com João da Costa - ao contrário deles -; e, além disso, pretendem, à revelia da base, desfiliar o SIMPERE da CSP Conlutas. Afirmamos à revelia da base porque, por várias oportunidades, tentaram fazer isso em assembleias e a categoria, de forma massiva, rejeitou. Pretendem fazer isso agora num Congresso esvaziado e burocratizado.
Cabe registrar aqui o equívoco da posição da corrente O Trabalho. Esta, que já havia se recusado a formar com a CSP Conlutas uma chapa unificada da oposição nas últimas eleições  e, assim, construído uma chapa própria, semeando com isso confusão na categoria sobre quem era oposição à atual gestão, agora decide não participar do congresso. Com isso, mais uma vez ajuda a burocracia da CUT/CTB no seu projeto de atrelar o SIMPERE ainda mais ao projeto da Frente Popular capitaneado por João da Costa e, com isso, a prejudicar os interesses da categoria.
A CSP Conlutas já tirou seus delegados e delegadas. Iremos ao Congresso e, assim como fizemos no processo de tirada de delegados/as, faremos a denúncia dura desse GOLPE que está sendo aplicado na categoria pela burocracia da CUT/CTB/Prefeitura do Recife que AINDA estão encastelados no SIMPERE. 
Mas esse tempo está muito perto de acabar. A categoria, por 917 votos a 696, já deu seu veredito. E contra isso, ninguém pode mais reclamar. Só daqui a 3 anos. Talvez.

0 comentários:

Postar um comentário