Jornada Nacional de Lutas, Brasília, 24/08/2011

Reunião do Soviet de Petrogrado em 1917

A Revolução Russa: expressão mais avançada de uma onda revolucionária mundial.

Diretas Já

Luta por dias melhores

domingo, 23 de junho de 2013

Para onde vai esse movimento do dia 20/06?





No dia 20/06, o país parou, literalmente. Milhões de brasileiros foram às ruas em todas as capitais e em outras cidades do Brasil protestando contra o aumento das passagens do transporte coletivo, mas também lutando contra a PEC 37, a "cura gay", por mais verbas para educação e saúde públicas, contra a corrupção, enfim, várias pautas populares engasgadas nas gargantas do nosso povo já há muito tempo, por conta dos efeitos de uma política econômica que, apesar do discurso oficial do governo Dilma, só tem beneficiado uma pequena elite e prejudicado centenas de milhares, apesar das aparências.   
Em João Pessoa, não foi diferente. Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de nossa cidade neste dia 20/06, que já entrou para a História do país e de nossa "Cidade das Acácias". Particularmente, em 26 anos de militância política, nunca havia visto tanta gente reunida em torno de algumas causas tão justas, como as citadas acima. Como havia dito em algumas entrevistas no dia anterior ao movimento em alguns meios de comunicação, teríamos - e tivemos, o dia 20/06 confirmou isso - uma manifestação superior ao que foi o "Fora Collor", em 1992. 
Porém, não temos como esquecer o ponto negativo da manifestação do dia 20/06. Como no resto do país, em João Pessoa demonstrou-se um elemento de cunho fascista de forma impressionante, ao se colocar de forma violenta contra a presença dos partidos políticos de esquerda e suas bandeiras. Particularmente, isso se deu de forma mais clara contra o meu partido, o PSTU, que embora reconhecido por alguns naquele movimento como sendo de luta, foi repudiado de uma maneira absurda, sem qualquer sentido lógico, por uma massa manipulada pela mídia e, especialmente, pela direita organizada que estava na manifestação dirigindo um grupo razoável de pessoas e que foi decisiva não apenas para esta ação antipartidos como também para a mudança de rumo do trajeto da marcha, que deveria seguir para o Palácio da Redenção e ao Paço Municipal da PMJP, para seguir à Epitácio Pessoa, para dessa forma se transformar num desfile fora de época das "Muriçoças do Miramar". Nada contra as "Muriçoças", ADORO, mas foi nisso que a direita organizada na manifestação quis que o ato POLÍTICO se transformasse e conseguiu.
Sem falar que no meio do movimento, além da atitude FASCISTA de atentar contra a presença dos partidos e tentar tomar suas bandeiras, a direita organizada ainda fazia ecoar sua política com bandeiras como "pela redução da maioridade penal", "não ao ato partidário" e coisas do gênero. 
O dia 20/06 foi um dia histórico porque nos mostrou que existe um grande insatisfação do povo com os rumos da política econômica atual e que é preciso manter as manifestações após essa primeira vitória, que foi a redução no valor da tarifa dos transportes. Porém, é preciso ampliar o movimento para outras demandas que apontam para outro modelo econômico adotado pelo PT  e PSDB nos últimos anos em nosso país. 
É preciso também reunir as demais organizações políticas e sindicais e definir um dia de luta e paralisações, porque temos que chamar os metalúrgicos, os operários da construção civil, os professores, os bancários, para estarem aqui com suas bandeiras e reivindicações, para lutar contra os fascistas, para conseguirmos as reivindicações da nossa classe.
Os partido e as organizações da luta do povo trabalhador do povo brasileiro NÃO podem se deixar vencer por alguns poucos FASCISTAS. VAMOS DAR A RESPOSTA A ELES VOLTANDO ÀS RUAS, QUE SÃO O REAL ESPAÇO DAS LUTAS DO POVO TRABALHADOR DE NOSSO POVO!!!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Não às criminalização dos movimentos sociais e de seus lutadores/as!!!

Fomos surpreendidos na manhã de hoje, através de vários meios de comunicação que começaram a entrar conosco, sobre uma píchação que teria sido feita por militantes do PSTU no prédio do Lyceu Paraibano.
Diante deste fato, como militante do PSTU e presidente do Diretório Municipal de João Pessoa, que venho esclarecer tais fatos a toda sociedade paraibana e, em especial ao povo de João Pessoa e a todos/as os/as lutadores/as que, juntamente com a militância do PSTU, estão construindo este ato de hoje à tarde, saindo de frente do Colégio Lyceu Paraibano, a partir das 16h.
Em todo o país, estamos acompanhando grandes mobilizações do povo contra o aumento das tarifas dos transportes coletivos, mas que também começaram a questionar a falta de investimentos oficiais em áreas como a Saúde e Educação, enquanto o governo Dilma, com seus parceiros nos Estados, já torraram cerca de R$ 28 bi para bancar uma Copa do Mundo.
Em todas essas mobilizações espalhadas pelo país, o PSTU tem se feito presente porque SEMPRE foi um partido que, ao longo dos anos, esteve presente em TODAS as manifestações populares reivindicando melhorias na condição de vida da classe trabalhadora e da juventude de nosso país. A luta por um transporte mais barato, mais eficiente, pelo Passe Livre, faz parte da nossa história enquanto partido. Não estamos nessa luta apenas a partir destas mobilizações.
Por isso, o PSTU  vem de público REPUDIAR tais atos praticados no Lyceu Paraibano ou em qualquer outro local que traga a assinatura de nosso partido. O PSTU NÃO ORIENTOU NEM VAI ORIENTAR NENHUM DE SEUS MILITANTES A PRATICAR TAIS ATOS!!!
Estamos construindo o movimento junto com várias outras organizações, na busca por garantir que o Poder Público encaminha as reivindicações do movimento. É para isso que estamos na luta!!!
O PSTU TAMBÉM CONSIDERA QUE TAIS ATOS ESTÃO PARTINDO DE SETORES DA DIREITA QUE PRETENDEM CRIMINALIZAR O MOVIMENTO E, POR TABELA, ATINGIR NOSSO PARTIDO. NÃO VAMOS FICAR CALADOS DIANTE DE MAIS ESSA OFENSIVA CONTRA NOSSO PARTIDO!!!


DIREÇÃO ESTADUAL PSTU/PB