Pages - Menu

sábado, 4 de julho de 2020

A volta da circulação dos ônibus em João Pessoa, o protocolo desse retorno na capital paraibana e a possibilidade do que pode vir a ser essa nova realidade




Depois de uma breve suspensão do serviço dos ônibus urbanos em João Pessoa por conta da pandemia do coronavírus desde março deste ano, eis que a PMJP anunciou, após diálogos mantidos com os empresários do setor - via SINTUR - e estudiosos ligados à Prefeitura, o retorno deste serviço a partir desta segunda-feira, 06 de julho do corrente ano, de acordo com alguns protocolos estabelecidos após estes diálogos descritos anteriormente.
Nestes protocolos, constam pontos como: uso de máscaras obrigatórios para operadores e usuários do transporte coletivo, ônibus circulando com capacidade limitada (segundo este limite; cada ônibus deverá ter 50 cadeiras e somente um passageiro poderá ficar em pé por metro quadrado, num total de 12 passageiros em pé. Assim, o ônibus pode circular com, no máximo, 62 pessoas em seu interior, segundo matéria do site G1PB. Ainda segundo este protocolo, haverão marcações dentro do ônibus indicando todas essas distâncias entre os passageiros.
Segundo estudos feitos entre os atores descritos acima, neste retorno dos ônibus em João Pessoa, a frota deverá voltar com funcionar com 60% de seu total (com um total de 250 ônibus), que deverão transportar cerca de 45% da lotação máxima de passageiros. Os ônibus funcionarão de segunda a sábado, das 6h às 19h, sendo que aos domingos e feriados, por enquanto, não haverá ônibus. Isso ainda será definido pela PMJP e SINTUR e anunciado, especialmente em atenção aos/às trabalhadores/as da saúde que, antes desse retorno, eram os/as únicos/as atendidos/as por este serviço por conta da pandemia do coronavírus na capital paraibana.
Com esta nova realidade, espera-se que sejam atendidos cerca de 80 mil passageiros/dia, dos quase 180 mil/dia que normalmente são transportados pelas empresas de ônibus na cidade de João Pessoa.
Vamos a um paralelo desta situação que viveremos na capital paraibana para tentar analisar a questão, guardadas as devidas proporções.
Em São Paulo, há algum tempo, os ônibus também voltaram a circular, transportando as pessoas naquele grande centro urbano nacional.
Em 19 de junho passado, a Prefeitura de São Paulo emitiu uma circular a todas as empresas de ônibus daquela cidade "retirando a recomendação de que os passageiros não fossem transportados em pé, como forma de evitar a aglomeração dentro dos ônibus e assim diminuir o risco de transmissão do covid-19." (https://noticias.r7.com/sao-paulo/onibus-da-cidade-de-sp-voltam-a-poder-circular-com-pessoas-em-pe-19062020).
Menos de um mês depois desta recomendação da Prefeitura tucana da capital paulistana às empresas de ônibus daquela cidade, assistimos quase que cotidianamente, pelas redes de televisão, o lamentável "espetáculo" das cenas de ônibus lotados na cidade de São Paulo, em plena pandemia, transportando trabalhadores/as todos os dias, como se não estivéssemos vivendo uma crise sanitária há meses no Brasil e no mundo, tendo São Paulo como o epicentro desta terrível doença no país, desde quando esta se instalou no Brasil.
Quando nos referimos a este triste exemplo vindo de São Paulo, esperamos que tais cenas não se repitam em nossa cidade a partir de 06 de julho de 2020. Mas, com este tipo de protocolo firmado entre PMJP e SINTUR (leia-se empresários de ônibus de João Pessoa), é possível acreditar que isso poderá acontecer pra valer???
Respondemos, com uma grande dose de acerto para que este protocolo dê errado (infelizmente, para os/as trabalhadores/as): NÃO!!! 
É impressionante verificar que autoridades da PMJP (aí incluídas pessoal da SEMOB), junto com o SINTUR, depois de dias e dias estudando um protocolo de retorno dos ônibus à cidade, não tenham uma resposta para uma questão simples envolvendo os/as trabalhadores/as da saúde (que inclui ônibus aos domingos e feriados). A única resposta que têm, neste momento, é que não tem resposta. Lamentável.......... Passa a impressão que ninguém em João Pessoa (em tempos de pandemia de coronavírus), pode adoecer aos domingos e feriados a partir de 06/07/2020. Incrível!!!
Outra coisa: pegando o exemplo que vem de São Paulo, como esperar que os ônibus de João Pessoa, circulando em menos número, carregando menos pessoas, em menos horários, não terá superlotação??? A quem Luciano Cartaxo e os diretores do SINTUR querem enganar??? Alguém aqui acredita em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa???
Evidente que torcemos para que tudo dê certo, que não ocorra nenhum problema. Porém, o exemplo que vem de antes da pandemia do coronavírus na própria cidade de João Pessoa, pegando o sistema de transporte coletivo, não nos deixa muito tranquilos de que que poderemos ter uma segurança e uma firmeza a partir da próxima segunda-feira, 06 de julho de 2020.
Cenas dos próximos capítulos..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário